Na último sábado (21), Columbus Crew e o New York Red Bulls se enfrentaram pelas quartas de finais da Conferência Leste no Mapfre Stadium. Em um jogo bastante intenso, a equipe aurinegra controlou as ações no meio-campo e venceu por 3 a 2.
Depois do apito final, Caleb Porter, técnico do Crew, tratou a classificação de maneira bastante profissional, não havendo comemorações excessivas ou emoções descontroladas após uma vitória por 3 a 2, que foi uma das partidas mais bem jogadas do ano.
O Columbus tinha vários motivos para comemorar, mas optaram por não se exaltarem, já que a vitória estava longe de ser o objetivo final. Os jogadores e a instituição como um todo não esqueceram que este era apenas um primeiro passo, e que o objetivo principal ainda está distante.
“Neste vestiário, acabamos de derrotar um adversário difícil, mas os caras não estão comemorando”, disse o atacante Gyasi Zardes. “Como você disse, é tudo profissional e já estamos nos concentrando em nosso próximo oponente.” Mantendo uma vantagem confortável de 3 a 1 com pouco mais de 20 minutos e acréscimos restantes para o jogo, a equipe que terminou em terceiro lugar na temporada regular continuou a pressionar por outro gol para colocar o jogo firmemente fora de alcance.
Porém, o gol final do atacante do Red Bulls, Brian White, colocou uma carga de tensão em uma partida que foi controlada pelo Crew no segundo tempo. No final, o time mandante defendeu bem, segurando a pressão final e conseguiu avançar para as semifinais da Conferência Leste. O Crew deu 11 chutes a gol contra apenas quatro dos Red Bulls. Suas 17 finalizações foram o quarto maior número gerado em um jogo nesta temporada.
O treinador classificou o jogo como o desempenho mais completo da temporada. Os meio-campistas Nagbe, Zelarayan e Artur foram a sustentação de um ataque plural e dinâmico, algo que não vinha acontecendo nos últimos jogos.
“Estamos felizes com a vitória, mas ainda não somos os favoritos. Acho que é apenas o primeiro passo na direção que queremos ir, que queremos alcançar”, disse Nagbe.
Por fim, o técnico Caleb Porter resumiu a cautela no elenco: “Estive em vestiários por muitos anos e os times que vencem campeonatos são muito profissionais”, disse Porter. “Era assim que eles pareciam depois do jogo. Era quase como se estivessem no próximo, imediatamente.”
O próximo jogo do Crew é no domingo com transmissão da Rádio Território MLS. A equipe vai descobrir o seu adversário na terça-feira, quando o Toronto FC receberá o Nashville SC em sua casa.
(Capa: Reprodução/Twitter Columbus Crew SC)