O ano de 2020 ficará pra sempre marcado nos corações dos torcedores do Columbus Crew. E esse marco não passa apenas pelo título da MLS Cup, conquistado pela segunda vez na história, após 12 anos da primeira conquista.
Em 2020, o torcedor do Crew pôde finalmente lavar a alma e gritar para o mundo que a franquia pode sim ser vitoriosa na cidade de Ohio. Franquia fundadora da MLS viu o respeito por suas cores diminuir nos últimos anos, mas conseguiu se recuperar ao contar com pessoas que acreditam no projeto.
A história do sucesso começou em 2018, quando o então dono da franquia, Anthony Precourt, revelou planos para mudar a franquia para Austin, no Texas. Precourt queria a aprovação para um novo estádio em Columbus, mas a burocracia travava o processo.
Enquanto isso, a cidade de Austin, que queria ter um time na MLS, oferecia ao dono do Crew todas as condições para a construção de um novo estádio e a oportunidade de resetar a franquia, fundada em 1996 juntamente com a MLS.
Rapidamente a torcida do Columbus Crew iniciou um protesto e lançou o movimento “Save The Crew”, para tentar desencorajar Precourt de extinguir o icônico time norte-americano. Naquela mesma temporada, de 2018, o Crew contrariou prognósticos e chegou aos playoffs da liga, sendo eliminado pelo futuro campeão Atlanta United.
A pressão, que vinha de todos os lados, funcionou e Precourt desistiu de levar o Crew para Austin. Ao invés disso, ele comprou uma vaga na MLS, lançou o Austin FC (que entra na liga em 2021) e vendeu o Crew. Era o começo do sonho.
Os novos donos, liderados por Jimmy Haslam, adquiriram o clube em janeiro de 2019 e incitaram um processo de reconstrução do Columbus Crew. Com novos jogadores, uma nova mentalidade e Caleb Porter, tecnico vencedor nos Estados Unidos, tudo mudou em Ohio.
O novo estádio saiu e ficará pronto em 2021 e o título de MLS Cup também veio, provando que o Crew não estava morto ao longo dos últimos anos. Bastava um projeto competente. E esse projeto foi colocado em prática após a saída de Precourt e culminou com a conquista da MLS Cup de 2020.