Confira o compilado do que mais importante aconteceu na MLS nos 14 jogos realizados neste último final de semana
Após três semanas sem rodadas completas devido à parada para a data Fifa, a Major League Soccer retornou em grande estilo neste final de semana e as brigas na parte de cima e de baixo na tabela estão cada vez mais interessantes. Líderes, New York City FC e Los Angeles FC, apenas empataram na rodada e deram oportunidade para receberem aproximação de outros clubes. Na lanterna do Leste, Chicago Fire deu fim ao jejum e garantiu sua terceira vitória na competição.
Vinte e nove gols espalhados em todos os 14 confrontos, movimentaram a rodada. Os destaques ficaram para as vitórias de Orlando City, New England Revolution e Sporting KC, onde três gols foram marcados em cada partida.
- Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!
CHICAGO FIRE VENCE DC UNITED E RESPIRA NA MLS
Após 89 dias, o Chicago Fire voltou a sair de campo com três pontos conquistados. No sábado (18), a equipe recebeu o D.C. United no Soldier Field e venceu pelo placar mínimo. Em um jogo bastante movimentado com muitas chances perdidas para ambos os lados, Fabian Herbers marcou de cabeça para os Firemans, aos 74′.
Mesmo com a vitória, o Chicago Fire não conseguiu sair da lanterna da Conferência Leste. A equipe chegou aos mesmos 14 pontos do DC United, 13º colocado, mas perde nos números de vitória (o Black-and-Red possui quatro). As duas equipes estão a seis pontos de distância do atual sétimo melhor posicionado no Leste, Charlotte FC.
ORLANDO CITY VENCE E COLA NA LIDERANÇA DO LESTE
Na Flórida, o Orlando City voltou a ganhar após três jogos sem vitórias. A vítima foi o Houston Dynamo, do técnico nipo-brasileiro Paulo Nagamura, derrotado por 2 a 1. O destaque fica para o artilheiro Ercan Kara, autor dos dois gols dos mandantes na partida. O atacante paraguaio Sebastián Ferreira descontou para os texanos.
Os Lions alcançaram sua sétima vitória no campeonato em 16 jogos e alcançaram a quarta posição do Leste com 25 pontos, somente três atrás do líder New York City FC, que possui dois jogos a menos. Em situação oposta, o Dynamo perdeu sua segunda partida consecutiva e começa a se afastar da disputa pelas vagas nos playoffs, estando dois pontos atrás do Seattle Sounders, que possui um jogo a menos.
EFICIÊNCIA DÁ VITÓRIA PARA NEW ENGLAND REVOLUTION
No domingo (19), o Revolution recebeu o Minnesota United no Gilette Stadium e venceu por 2 a 1. De pênalti, Emmanuel Reynoso abriu o placar para os Loons, aos 37′, mas o meia colombiano Dylan Borrero e o atacante Gustavo Bou garantiram a virada na etapa complementar.
Este foi o oitavo jogo consecutivo invicto dos Revs que permanece na sexta posição da Conferência Leste com 23 pontos em 16 jogos, a mesma pontuação do CF Montréal, quinto colocado. Já o Minnesota somou sua segunda derrota seguida e caiu para a 11ª posição do Oeste com 18 pontos somados.
REAL SALT LAKE REASSUME A VICE-LIDERANÇA DO OESTE
Em Utah, o Real Salt Lake superou o San Jose Earthquakes por 2 a 0. O zagueiro uruguaio Marcelo Silva e o atacante venezuelano Jefferson Savarino, ex-Atlético Mineiro/BRA, fizeram os gols da vitória que levaram a equipe para a segunda posição do Oeste com 28 pontos. Situação totalmente adversa do Quakes, que retornou para a lanterna da Conferência Oeste com 15 pontos em 16 partidas.
CF MONTRÉAL PERDE PARA O AUSTIN FC
No Saputo Stadium, o CF Montréal foi surpreendido, sendo derrotado pelo Austin FC por 1 a 0. Mesmo com maior posse de bola e dominando as ações ofensivas, o bléu-blanc-noir não teve bom aproveitamento ofensivo e viu Maximiliano Urruti balançar as redes, mesmo com os Verdes tendo um jogador a menos desde o final da primeira etapa.
Com o resultado, o Austin retomou a terceira posição do lado Oeste com 27 pontos conquistados, estando um ponto atrás do Real Salt Lake, segundo colocado, possuindo um jogo a menos. Já o Montréal perdeu sua sexta, caiu para quinto com 23 pontos e vê outros times se aproximarem da vaga para a MLS Cup.
VANCOUVER WHITECAPS APRONTA EM DALLAS
Após ser goleado pelo Seattle Sounders durante a última semana, o Vancouver Whitecaps conquistou três pontos importantes para continuar sua busca pelas vagas nos playoffs da Major League Soccer. Jogando fora de casa, o time canadense superou o FC Dallas por 2 a 0, fora de casa. Os gols foram marcados ainda no primeiro tempo. Aos dois minutos, Lucas Cavallini abriu o placar e Déiber Caicedo garantiu a vitória.
Os Caps alcançaram a oitava posição da Conferência Oeste com 20 pontos em 16 jogos. Quatro posições acima com 25 pontos, o FC Dallas foi ultrapassado por Real Salt Lake e Austin FC.
SPORTING KC DEIXA A LANTERNA DO OESTE
Fora de casa, o Sporting KC conseguiu uma importante vitória contra o Nashville SC por 2 a 1. Felipe Hernández e Graham Zusi marcaram para o Kansas e Aké Loba descontou para os Boys in Gold. O resultado foi crucial para a manutenção do técnico Peter Vermes, que está no comando desde novembro de 2009. A equipe saiu da última posição do Oeste e pulou para o décimo segundo lugar.
Em sexto com 23 pontos em 16 jogos, o Nashville SC perdeu a oportunidade de alcançar o pelotão da frente e vê Seattle Sounders e Vancouver Whitecaps se aproximarem.
MUITOS EMPATES
O equilíbrio visto na tabela da MLS, também é possível ser constatada nos resultados. Ao todo, cinco empates aconteceram na rodada e todos por 1 a 1. Abrindo a rodada, Seattle Sounders e LAFC fizeram um dos melhores jogos da rodada, mas não conseguiram tirar a igualdade do placar.
Líder da temporada regular, o Los Angeles FC chegou aos 30 pontos e reina absoluto no lado Oeste enquanto o Seattle Sounders está em sétimo com 20 pontos somados em 14 jogos disputados.
Em um dos confrontos mais aguardados, também na tarde de sábado, o Los Angeles Galaxy precisou suar para sair de campo com o empate contra o Portland Timbers, em casa. Aos 38′, Yimmi Chará abriu o placar para a franquia de Oregon, depois de correr por todo o campo. No final do jogo, aos 88′, Dejan Joveljic igualou de cabeça.
As duas equipes do Oeste, se mantém em situações diferentes. Em quinto, os Galáticos possuem 25 pontos e estão confortáveis dentro da zona dos playoffs enquanto o Portland Timbers tem apenas 16 pontos em 16 jogos, estando apenas na 13ª posição.
Em Ohio, o Columbus Crew também não conseguiu vencer o Charlotte FC, que segue invicto após a saída de Miguel Ángel Ramírez do comando da equipe. No final do primeiro tempo, aos 41′, Erik Hurtado colocou os Crews na frente após falha grotesca na saída de bola do goleiro Kristijan Kahlina. Entretanto, o nipo-brasileiro André Shinyashiki empatou para o Crown, ainda no começo da etapa final, aproveitando rebote.
Na zona de classificação para os playoffs do Leste, o Charlotte permaneceu na sétima posição com 20 pontos em 16 jogos. Duas partidas a mais que o Columbus, que possui 17 pontos e está em 11º.
Quarto e último empate do sábado, o Philadelphia Union também não conseguiu superar o FC Cincinnati, no Subaru Park. Maior detentor de empates na MLS, o Union chegou ao oitavo na competição e caiu para a terceira posição com 26 pontos, mesma pontuação do NY Red Bulls que possui uma vitória a mais. Em oitavo, o FC Cincinnati possui 20 pontos e segue na cola por uma vaga nos playoffs.
No domingo, o New York City deu fim à sua sequência de cinco vitórias consecutivas na MLS e tropeçou em casa contra o Colorado Rapids. A franquia do grupo City permanece na liderança do lado Leste com 27 pontos em 14 jogos. Os Rapids, por sua vez, está em nono na Costa Oeste com 19 pontos.
GOLS DA RODADA
Major League Soccer — Semana 15
Sábado (18)
Seattle Sounders 1 x 1 LAFC
LA Galaxy 1 x 1 Portland Timbers
New York Red Bulls 2 x 0 Toronto FC
Columbus Crew 1 x 1 Charlotte FC
CF Montréal 0 x 1 Austin FC
Philadelphia Union 1 x 1 FC Cincinnati
Orlando City 2 x 1 Houston Dynamo
Chicago Fire 1 x 0 D.C. United
FC Dallas 0 x 2 Vancouver Whitecaps
Real Salt Lake 2 x 0 San Jose Earthquakes
Domingo (19)
Atltanta United 2 x 0 Inter Miami
New England Revolution 2 x 1 Minnesota United
New York City 1 x 1 Colorado Rapids
Nashville SC 1 x 2 Sporting KC
(Capa: Reprodução/ Twitter Chicago Fire)