Columbus Crew e Nashville SC duelaram na noite desde domingo (29) por um lugar na final da Conferência Leste da MLS. As equipes, donas das mesmas cores, protagonizaram uma partida equilibrada, com bastante disputa no meio-campo até que, na prorrogação, o Columbus soube se valer da qualidade de suas peças ofensivas para fazer 2 a 0 no placar, gols de Pedro Santos e Gyasi Zardes.
A vitória garantiu a passagem do Columbus para decidir a conferência diante do New England Revolution, que despachou o Orlando City, no próximo domingo (6), restando apenas a confirmação do horário da partida.
O JOGO
Os minutos iniciais indicaram a tônica do que seria o confronto envolvendo uma equipe veterana na Major League Soccer diante de um adversário que fazia sua primeira temporada. Columbus e Nashville passaram os primeiros 20 minutos se estudando, sem criar nenhuma situação mais perigosa para os goleiros.
Apenas aos 23′, o jogo ganhou mais emoção, com o Nashville levando perigo à meta defendida pelo goleiro Andrew Tarbell. Cobrança de escanteio da esquerda feita por Daniel Lovitz, o atacante venezuelano Jhonder Cádiz subiu mais do que a retaguarda do Columbus e testou para baixo, dificultando para Tarbell, que conseguiu praticar a defesa em dois tempos.
Três minutos depois, aos 26′, novamente o Nashville quase fez seu torcedor soltar o grito de gol. Dessa vez, a cobrança de escanteio veio da direita e o veterano Dax McCarthy desviou de cabeça, mas a bola acertou o travessão do adversário.
Depois dos dois lances da equipe visitante, o confronto voltaria para a fase de estudos, sem que nenhum dos dois times pudesse criar alguma jogada mais insinuante.
Na volta do intervalo, quase que uma infelicidade do zagueiro Walker Zimmerman colocaria o Columbus em vantagem. O meia-atacante Lucas Zelarayán cobrou escanteio da direita de seu ataque e Zimmerman desviou para trás, obrigando o goleiro Joe Willis a se esticar todo para segurar a bola.
Zelarayán, em cobrança de falta aos 72′, levaria perigo à meta de Willis. A batia chapada do jogador, entretanto, sairia à esquerda da meta adversária.
Percebendo o bom momento na partida, o Columbus desperdiçou grande chance com o Gyasi Zardes desviando cruzamento do meia-atacante Luis Diáz, mas parando em Willis.
PRORROGAÇÃO
Após 90 minutos sem gol, Columbus e Nashville precisariam disputar a prorrogação e, em caso de persistência de igualdade no placar, a partida seria decidida nas cobranças de penalidades máximas.
Mais experiente em campo, a equipe da casa soube se aproveitar dos espaços deixados pela defesa do Nashville e em apenas quatro minutos liquidou a fatura. Aos 99′, o Zardes recebeu passe de Zelarayán, foi à linha de fundo e cruzou para o meia-atacante português, Pedro Santos, bater de perna direita para o fundo do gol de Joe Willis.
Aos 103′, Zardes definiria o confronto. Livre no campo de defesa de sua equipe, o atacante acionou Zelarayán, que passou para Díaz avançar e enfiar lindo passe em diagonal para Zardes bater na saída de Willis e ampliar o marcador para 2 a 0.
No segundo tempo da prorrogação, aos 118′, quase o terceiro gol do Columbus. Com o Nashville se lançando ao ataque de forma desesperada, o ganês Emmanuel Boateng tabelou com Pedro Santos na esquerda, e, já dentro da grande área, bateu para grande defesa de Willis.
MELHORES MOMENTOS
FICHA TÉCNICA
Columbus Crew – 2
Tarbell; Afful, Mensah, Williams e Valenzuela; Nagbe e Artur; Diáz (Boateng), Zelarayán (Caden) e Pedro Santos; Zardes (Németh).
Téc: Caleb Porter
Nashville SC – 0
Willis; Johnston (Miller), Zimmerman, Romney e Lovitz; McCarty, Anunga (Jones), Muyl (Bwana), Mukhtar e Leal (Washington); Jhonder Cádiz (Ríos).
Téc: Gary Smith
Gols: Pedro Santos e Gyasi Zardes (COL)
Cartões Amarelos: Johnston e Washington (NAS)
Cartões Vermelhos: