Muita posse de bola e pouca criatividade resume o Atlanta na MLS

0
13

O Atlanta United não faz boa temporada na Major League Soccer em 2020. O time até consegue ter posse de bola, mas a falta de criação o torna inativo no ataque e, dessa maneira, a equipe se posiciona entre as piores campanhas do campeonato.

Atualmente, o Atlanta United estaria com a medalha de ouro caso o assunto fosse a posse de bola, porém ao abordar o tema criatividade, o clube é o vice lanterna da competição, somente à frente do DC United. A defesa não pode ser considerada muito confiável, já que são 19 gols sofridos em 14 jogos, Mas essa não é a maior preocupação, visto que outros times, apesar de melhor colocados, foram vazados em mais oportunidades. Contudo, as outras franquias apresentam bons números ofensivamente, ao contrário do Rubro-negro.

No ataque, a equipe da Geórgia não é destaque positivo. Embora tenha a maior posse de bola da MLS em média, com 57,1%, juntamente com o San Jose Earthquakes (outra campanha negativa), não consegue transformar essa vantagem em gols. De acordo com o site “SofaScore”, o Atlanta soma apenas 17 grandes chances de gol, sendo que em seis oportunidades os jogadores aproveitaram o lance. Os sete gols restantes marcados na temporada foram através de ocasiões como chutes de fora da áreae escanteios, ou seja, lances que não originaram de um passe ou jogadas que possibilitam que o jogador fique em situação clara para alterar o placar.

O desempenho em campo demonstra a escassez de imaginação ofensiva na equipe. Baseando-se nas primeiras 14 partidas, essa é a pior temporada do time desde que venceu o título da MLS em 2018, quando marcou 30 gols. Na temporada seguinte apresentou uma marca bem parecida, balançou as redes em 28 oportunidades, mas nesta temporada são apenas 13 gols.

Recentemente, o meio-campista contratado em 2019 para poder ser o comandar a parte ofensiva do time, Pity Martinez, não conseguiu desempenhar o futebol apresentado no River Plate, quando foi o melhor jogador da América do Sul em 2018. Devido a isso, o argentino acabou sendo negociado com o mundo árabe.

O desfalque de Josef Martinez pode ser um dos fatores para que o Atlanta esteja com dificuldades para fazer gols já que o venezuelano tem sido o principal goleador do clube desde a sua contratação. O centro-avante marcou em 19 oportunidades, tendo atuado em 20 jogos em 2017, sua primeira temporada pelo clube. Na jornada seguinte foi artilheiro, foi Most Valuabe Player (MVP) e campeão, com 28 gols em 32 jogos. Em 2019, a marca foi de 35 gols em 39 partidas que esteve em campo.

No domingo (27), o Atlanta perdeu para o Chicago Fire pelo placar de 2 a 0 pela MLS. Em busca da quinta vitória na temporada, a equipe enfrenta o DC United no sábado (03), fora de casa.

(Capa: Reprodução Twitter/Atlanta United)