Após caso de homofobia, Phoenix afasta técnico e jogador

0
18
Junior Flemmings of Jamaica (R) battles for the ball with Matt Miazga of USA during the 2019 Concacaf Gold Cup semifinal football match between USA and Jamaica on July 3, 2019 in Nashville, Tennessee. (Photo by Ricardo ARDUENGO / AFP) (Photo credit should read RICARDO ARDUENGO/AFP via Getty Images)

Na última quarta-feira (30), o San Diego Loyal vencia o Phoenix Rising por 3 a 1 quando decidiu abandonar a partida em protesto contra a expulsão de Collin Martin, jogador assumidamente homossexual, que se revoltou com uma possível ofensa homofóbica proferida pelo atacante do Phoenix, Junior Flemmings.

O abandono chamou à atenção e não poderia ser diferente. A imprensa mundial abordou o assunto e a United Soccer League (USL) abriu um processo para investigar o ocorrido.

A investigação da liga, atual segunda divisão americana, continua e ainda não teve uma conclusão. O Phoenix Rising, no entanto, já tomou algumas providências. Em comunicado oficial, o clube, que tem Didier Drogba como um dos donos, revelou que o atacante Flemmings e o técnico Rick Schantz entraram em “licença administrativa” até a conclusão do caso.

O afastamento de Junior Flemmings, acusado de ter proferido ofensas homofóbicas contra Martin, era esperado e o jogador aguarda julgamento por parte da USL. Por meio de suas redes sociais, o atacante, que marcou 14 gols em 15 jogos na temporada, negou ter sido preconceituoso contra Martin.

O técnico Rick Schantz, por sua vez, não é alvo de investigações oficiais por parte da liga, mas foi severamente criticado ao ser flagrado pelas cameras tentando diminuir a gravidade do assunto. Rick chegou à dizer ao técnico Landon Donovan frases como: “Há quanto tempo você joga futebol?”, dando a entender que o que havia acontecido era algo “normal” dentro de campo. Após a partida, Schantz negou que tenha sido essa a intenção de suas palavras.

Nos próximos dias a United Soccer League deve se pronunciar oficialmente à respeito do caso. Neste sábado e domingo (3 e 4), a liga vive a última rodada de sua temporada regular. O Loyal já está eliminado. O Phoenix, por sua vez, tem vaga assegurada aos playoffs.

(Capa: Getty Images)