A United Soccer League, organizadora da segunda divisão dos Estados Unidos (USL Championship), ainda esta absorvendo os duros golpes que sofreu no complicado ano de 2020.
Além da pandemia, que afetou a todos financeiramente, a liga precisou fazer uma temporada mais curta, não pode realizar suas finais e está perdendo alguns clubes importantes para a próxima temporada.
Pandemia à parte, algo que está acima do controle da liga, a USL tem sofrido com a Major League Soccer nos últimos anos. A MLS, sem se preocupar com as expansões das outras ligas, não se importa de lançar times nas mesmas cidades em que outras divisões já tem equipes, como por exemplo Nashville, Cincinnati, Austin e Saint Louis.
As quatro cidades estavam na USL entre 2018-20, mas a MLS realizou suas expansões e “puxou” os dois primeiros, Nashville SC e FC Cincinnati, além de anunciar times em Austin e Saint Louis. O time da USL de Saint Louis já fechou as portas enquanto o Austin Bold, onde joga Kléber Gladiador, ainda não definiu se continuará e tentará conviver com o Austin FC.
Além das expansões, que são incômodos controláveis, a MLS trabalha para lançar, já em 2021, uma liga reserva, para jogadores de até 23 anos. Tal medida fez com que, da noite pro dia, a USL Championship perdesse vários times, que eram mantidos por franquias da MLS.
Timbers 2 e Union 2, por exemplo, já anunciaram que não jogarão em 2021. O San Jose Earthquakes retirou a parceria com o Reno 1868, que por consequência, optou por não seguir sem o apoio do gigante da Califórnia. Outras equipes ainda podem sair, como o Galaxy II, que não anunciou ainda sua permanência.
Por tudo o que foi dito acima, a USL estuda novas possibilidades e já prometeu anunciar novas expansões antes do início da próxima temporada. Mas caso não consiga se reorganizar a tempo, uma fonte informou ao Território MLS que a liga já trabalha com a possibilidade de começar a temporada de 2021 apenas em maio e não em março, como é tradicional.
Para 2021, o Oakland Roots fará sua estréia vindo da NISA (terceira divisão). Em 2022, será a vez do Queensboro FC, do ex-jogador David Villa.