Opinião TMLS: Brenner em Cincinnati: Um passo atrás na carreira?

0
34
Capa: Reprodução/Twitter Brenner

Na noite desta quinta-feira (4), o São Paulo/BRA acertou a venda do jovem atacante Brenner ao FC Cincinnati por 18 milhões de dólares. Essa notícia surpreendeu os torcedores do Tricolor do Morumbi e também levantou muitas dúvidas sobre o futuro do atacante.

Números do jogador

Revelação da base do São Paulo, Brenner chegou ao centro de treinamento de Cotia aos 11 anos e passou a ter notoriedade entre os atletas por conta de seu excelente número de gols.

Brenner foi artilheiro do Campeonato Paulista Sub-17 com 28 gols em apenas 11 partidas (média de 2,5 gols por jogo). A participação do garoto ganhou ainda mais destaque pois ele atuou apenas na primeira fase do torneio, já que, na sequência, foi promovido ao elenco principal.

No time profissional do São Paulo, Brenner não teve um início tão brilhante como o das categorias de base, mas isso mudou em 2020 sob o comando de Fernando Diniz. Titular da equipe, o atacante marcou 20 gols nas 36 partidas que disputou na temporada.

A mudança para a MLS

O São Paulo caiu muito de rendimento em 2021, assim como o desempenho do atacante. A ida do jogador para a Major League Soccer surpreendeu muitas pessoas, mas o Cincinnati já havia dados sinais de que queria contratar um jovem atacante brasileiro quando tentou o acerto com Lincoln, que estava no Flamengo/BRA.

O que mais surpreende os torcedores é que se esperava que Brenner fosse vendido para algum clube da Europa, e não para a MLS. Alguns, inclusive, estão dizendo que o jogador deu um passo atrás na carreira. Mas é justamente o contrário.

Os times da MLS estão contratando jovens jogadores com mais frequência e a liga está sendo uma grande vitrine para os clubes europeus, basta olhar para as últimas janelas de transferências. Se Brenner apresentar um bom futebol, é muito provável que seja negociado com algum time do velho continente num futuro próximo.

A mudança também é favorável no que diz respeito ao clima. No São Paulo, a pressão por títulos é enorme por conta do jejum que o time passa desde 2012. Na MLS, Brenner poderá trabalhar com foco apenas no futebol em si.

Cincinnati

O torcedor do Cincinnati ainda não teve grandes alegrias desde que a franquia estreou na MLS em 2019, mas o clube parece estar disposto a tentar mudar esse cenário. Pra 2021, o clube está investindo em reforços e irá inaugurar um novo estádio, o que demonstra ambição por parte do clube. 

Brenner tem como principal característica o bom posicionamento dentro da área. Apesar da baixa estatura, o atacante sabe fazer gols de cabeça. Outro ponto interessante do atleta é que ele costuma finalizar bem com as duas pernas, além de ter boa velocidade.

Não espere que Brenner vá resolver tudo sozinho. O histórico mostra que ele depende muito do jogo coletivo para bilhar. Será necessário que o time comandado por Jaap Stam apresente um futebol melhor do que em 2020 para que ele possa extrair o que há de bom no atacante. A possível contratação de Pity Martínez ajudaria o time a atingir esse objetivo.

No final das contas, a negociação parece boa para todos os envolvidos. O Cincinnati passa a ter um atacante diferenciado no elenco. Brenner pode usar a MLS como vitrine para a Europa e aproveitar a mudança de ambiente para retomar a boa fase. E o São Paulo, que já não tinha mais clima para sustentar o atleta, embolsa um bom valor para os cofres do clube.

(Capa: Reprodução/Twitter Brenner)