MLS adia início da temporada e atualiza situação dos clubes canadenses

0
18

O comissário da Major League Soccer, Don Garber, nesta quarta-feira (10) anunciou que a temporada 2021 da liga começará em 17 de abril, ao invés da data anunciada anteriormente, de 3 de abril. Além disso, foi atualizado algumas diretrizes sobre questões referentes às medidas que o campeonato deverá seguir devido a pandemia de COVID-19, incluindo o mando de campo das equipes canadenses.

De início, com a competição postergada, a pré-temporada também será adiada, já que originalmente era prevista para 22 de fevereiro. Ainda não foram fornecidas informações sobre uma nota data.

“Vamos iniciar a nossa temporada regular em 17 de abril”, disse Garber aos meios de comunicação. “Como sabem, as negociações da CBA foram prolongadas por uma semana para além do nosso prazo original, pelo que adiamos a época em duas semanas para dar aos nossos jogadores e aos nossos clubes o tempo necessário para se prepararem. Anunciaremos a data de abertura dos campos de treino muito em breve, depois o calendário regular da temporada nas próximas semanas, esperemos que até ao início de março”.

As equipes são normalmente autorizadas a abrir os centros de treinamento seis semanas antes da temporada regular, enquanto as equipes classificadas para Liga dos Campeões da CONCACAF geralmente são autorizadas a começar mais cedo, uma vez que o torneio normalmente começa antes do fim-de-semana de abertura do MLS.

A CCL deste ano está agendado para começar em 6 de abril. “Certamente estaremos concentrados em garantir que as todas as equipes envolvidas na Liga dos Campeões tenham a melhor oportunidade de sucesso”, acrescentou Garber. “Mas o calendário não foi definido até hoje, mas é algo que poderemos finalizar e anunciar em breve”.

Já sobre a situação dos clubes canadenses, que durante a pandemia teria que cruzar a fronteira com os Estados Unidos para disputar os jogos fora de casa, é algo complicado.

Na temporada passada, os três clubes canadenses (Toronto FC, CF Montréal e Vancouver Whitecaps) começaram a jogar no campeonato nacional, enquanto enfrentavam uns aos outros. Na segunda fase, os clubes passaram a mandar os seus jogos “em casa” em diferentes locais nos EUA, deixando os jogadores e o pessoal fora de suas casas e longe de suas famílias durante semanas. Com a quarentena obrigatória e outros protocolos de saúde em vigor, os três clubes passaram longos períodos na estrada no início da temporada. “O que se passa no Canadá é muito desafiante”, disse Garber. “Continuamos trabalhando com as nossas franquias para nos relacionarmos com as autoridades canadenses. Todos os nossos três times trabalham em planos alternativos quanto ao local onde vão estar a curto prazo. Tenho pena dos nossos clubes canadenses e tenho pena dos nossos jogadores. Estamos também realmente perto de poder anunciar onde irão jogar os clubes canadenses”, ressaltou o comissário.

Por fim, outro assunto mencionado para imprensa foi importante tanto para jogadores como para torcedores, já que Garber confirmou que a liga continuará a ter franquias fretando todos os voos quando viajarem.

“Enquanto estivermos a enfrentar uma pandemia, esperamos que os nossos times e jogadores sempre viajem em voos fretados”, disse Garber.

Um aumento dos voos nessa modalidade fora previamente acordada como parte das negociações entre CBA e a liga. O comissário ainda disse que mesmo após a pandemia essa estratégia irá continuar. “É importante para os jogadores e importante para a nossa evolução, que a nova CBA continue a progressão dos voos fretados que tínhamos acordado no passado”, completou.

(Capa: Reprodução/ Site MLS)