Opinião TMLS: a nova etapa de Ramón Ábila na MLS

0
11
wanchope_abila_boca_juniors

Para qualquer pessoa, as mudanças são difíceis de assimilar. Permanecer por muito tempo em uma zona de conforto gera o temor da mudança, esta que pode ser benéfica ou prejudicial. No entanto, quando essas mudanças chegam de forma inesperada, a única opção é se adaptar e seguir em frente. E foi isso o que aconteceu com Ramón Ábila, que, há vários meses, passou por situações difíceis em sua vida pessoal. Porém, pouco a pouco, ele conseguiu driblar as dificuldades e agora se encontra em uma nova etapa da sua carreira profissional.

O atacante argentino já marcou o seu primeiro gol com a camisa do Minnesota United e hoje é uma das referências de um time que espera se recuperar após um complicado início de temporada, com apenas uma vitória em cinco jogos. Para o popular “Wanchope”, a pandemia significou um período complicado. Há aproximadamente um ano, Ábila perdeu o seu irmão Gastón, que tinha depressão e terminou se suicidando. Ainda assim, parte do elenco do Boca Juniors/ARG, onde a exigência para alcançar os objetivos no final da temporada era ainda maior que em outros clubes.

Logo após, houve a notícia do falecimento do ídolo argentino Diego Armando Maradona, que gerou um forte impacto no futebol argentino. A partida entre Boca Juniors e Newell’s, onde o Boca venceu por 2 a 0, um dos gols foi dedicado à Maradona. Ábila revelou as difíceis circunstâncias enfrentadas juntamente com a sua família e como a pandemia afetou saúde mental de tantas pessoas. “Precisamos ajudar a essas pessoas que estão sofrendo, principalmente as te consideram de verdade, e aconselhar que saiam dessa angustia e também desses maus momentos. Existem muitas pessoas que estão sofrendo e que nós não sabemos. Isso é muito triste”, declarou o atacante em entrevista à ESPN.

Assim como Ábila, existem muitas outras pessoas que passam por problemas parecidos. Mas a sua recompensa chegou com o título do Boca Juniors contra o Banfield, na Copa da Liga, após passar por vários meses complicados. Uma conquista no meio dessa turbulência foi como um “ar fresco” para Wanchope e uma boa forma de terminar o ano de 2020. Infelizmente, o ano de 2021 não começou tão bem para ele no âmbito esportivo, já que o Boca foi eliminado pelo Santos nas semifinais da Copa Libertadores. Com essa eliminação, os atritos começaram internamente no clube argentino, e os membros do conselho direcionaram críticas à Ábila por suas lesões constantes, segundo informou a imprensa argentina.

Chegou a sua hora de mudar após a oportunidade de migrar para a MLS. O Boca Juniors não freou a sua saída do clube, e Ábila estava totalmente ciente de que a oferta do Minnesota United não só seria um novo objetivo na sua carreira futebolística como também uma chance de viver novas experiências e dar início à uma nova etapa. Ele já havia passado por vários conflitos nos últimos meses, o que mudar de ambiente lhe permitiria recuperar a confiança necessária para o seu bom desempenho.

A sua adaptação no time dos Estados Unidos foi lenta e os resultados não foram os esperados: foram quatro derrotas nos quatro primeiros jogos. Mas o seu momento chegou contra o Vancouver Whitecaps, quando Ábila marcou o seu primeiro gol na MLS e decretou a primeira vitória do Minnesota United no torneio. A comemoração do jogador foi bastante emotiva, já que o jogador mostrou uma camisa com a foto do seu irmão, contendo a seguinte mensagem: “Gastón, nós te amamos. Nunca vamos te esquecer”. Essa vitória poderá significar o começo de um novo caminho para Ábila, que está com cara de ser o próximo goleador do Minnesota na temporada.

Ramón Ábila está vivendo um novo ciclo após passar por adversidades e situações difíceis, o que claramente refletiu na sua saúde mental. Essa temporada pode ser uma boa oportunidade tanto para Ábila quanto para o Minnesota United, que busca superar a temporada de 2020, quando disputaram a final da Conferencia Oeste.

Boa sorte, Wanchope!

 

 

Guillermo Falcón é jornalista e correspondente peruano do Território MLS. 

(Capa: Divulgação/Boca Juniors)