Com homenagem a Zizinho, LA Galaxy despacha Portland Timbers

0
14
Galaxy venceu bem o Portland Timbers.

Vitória coloca LA Galaxy próximo da vice liderança da Conferência Oeste; Portland Timbers sofre sua segunda derrota consecutiva e pode ser ultrapassado neste final de semana (31)

Na noite desta sexta-feira (30), em partida válida pela semana 16 da Major League Soccer, o Los Angeles Galaxy recebeu o Portland Timbers, no Dignity Health Tennis Center, com ambas equipes necessitando do resultado, após perderem na rodada passada. O Galaxy venceu por uma goleada de 4×1 o confronto e tudo começou com um golaço de bicicleta do volante Raveloson, que usou o momento da comemoração para prestar sua homenagem ao companheiro, Jonathan Dos Santos, que perdeu o pai essa semana, e o placar foi ampliado pelo espanhol Victor Vázquez, Kljestan e Grandsir. No lado dos visitantes,  o atacante Ebobisse foi quem marcou.

Por conta da vitória, o time da Califórnia permanece na 3ª colocação e chega aos  28 pontos e encosta no vice líder da Conferência Oeste, Sporting KC, com 30. Na 8ª colocação, o Portland amarga sua segunda derrota consecutiva e perde a chance de ultrapassar o 7º colocado, Real Salt Lake, qual pode ampliar sua vantagem  neste sábado (31), contra o Houston Dynamo. Em caso de triunfo da equipe de Houston, os Timbers podem ser ultrapassados na briga pela vaga dos Playoffs.

Jonathan Dos Santos_LA GALAXY_Zizinho_Raveloson
(Após golaço de bicicleta, Rayan Raveloson ergueu a camisa com nome de companheiro e seu pai. Reprodução/Bolavip)

O JOGO

A primeira grande chance do duelo veio após uma troca de passe que deixou Ebobisse na cara do gol do Galaxy logo no primeiro minuto de jogo, mas Jonathan Bond salvou a pátria da casa e fez uma ótima defesa. Os 10 primeiros minutos foram amplamente dominados pelo Portland Timbers e até parecia que era quem estava jogando em casa. A única vez que os anfitriões chegaram próximo a área adversária nesse período, foi em uma bola em profundidade para o lateral Araujo e o mesmo não alcançou a bola.

Demorou até um pouco além da metade do primeiro tempo para o LA Galaxy despertar. Logo após uma boa batida de escanteio, Raveloson marcou um golaço de bicicleta para abrir o marcador da partida.  Na comemoração, o jogador ergueu uma camisa com o nome do pai de Jonathan Dos Santos.

Dando sinais que ainda não estava 100% ligado no jogo, assim que o Portland saiu com a bola nos 27′, empatou o confronto, pela desorganização defensiva do Galaxy.  Ebobisse limpou os zagueiros com tranquilidade e não deixou chance para Bond defender e não para por aí.

A partida tomou outro ritmo e se tornou uma trocação franca entre os adversários. Assim que saiu o gol dos visitantes, eles quase marcaram o segundo gol novamente com Ebobisse, mas dessa vez o goleiro da equipe da Califórnia não deixou acontecer.

Aos 34′, Kelvin Cabral, partindo pela direita, cortou pra dentro e deu um chutaço em direção a meta adversária e foi a vez de Clark defender, mas, na definição do lance, Araujo achou Vazquez dentro da área e o espanhol conseguiu um cabeceio certeiro para ampliar a vantagem dos Californianos. O gol deu moral para o Galaxy e o time tomou conta do resto da primeira etapa e chegou a marcar mais uma vez, já nos acréscimos, porém Kelvin Cabral estava impedido.

Na volta do segundo tempo, Clark cometeu um erro juvenil e foi ao ataque da bola ainda em disputa e sem querer acabou socando Kelvin Cabral, logo aos 52′, e o juiz marcou pênalti para o LA Galaxy, qual foi convertido pelo capitão Kljestan, tornando a reação do Portland Timbers uma missão difícil e apenas 3 minutos depois, Julian Araújo conseguiu entrar na área do adversário e cruzou para Grandsir cabecear sozinho, assim, marcando o quarto gol da equipe.

As substituições do técnico Giovanni Savarese, aparentemente, foi uma maneira simbólica de desistir oficialmente do jogo e preservar os jogadores para o próximo confronto. O ritmo caiu bastante e ambos começaram a fazer um jogo burocrático. Sem grandes chances criadas, apenas toque pro lado e lançamentos forçados, isso durante quase todo o momento após os gols relâmpago do Galaxy.

Perto do fim do jogo ainda deu tempo de mais um lance do brilhante Kelvin Cabral, que fez uma atuação de gala na noite desta sexta-feira (30). Aos 78′, após boa inversão de jogo, ele quase coroou sua grande exibição deixando a bola no fundo da rede, porém Clark, desta vez, não deixou a bola passar, frustrando o jovem.

MELHORES MOMENTOS

FICHA TÉCNICA

Los Angeles Galaxy – 4
Jonathan Bond; Julian Araujo (Sega Coulibally), Nick DePuy, Derrick Williams e Jorge Villafaña; Samuel Grandsir (Cameron Dunbar), Sacha Kljestan (Jonathan Perez), Rayan Raveloson e Kévin Cabral; Ethan Zubak (Augustine Williams) e Víctor Vázquez (Adam Saldana)

Téc: Greg Vanney

 Portland Timbers – 1
Steve Clark; Pablo Bonilla (Blake Bodily), Larrys Mabiala, Marvin Loría (Felipe Mora) e José Van Rankin; George Fochive (Cristhian Paredes), Diego Chará, Bill Tuiloma e Diego Valeri (Sebastián Blanco);  Yimmi Chará (Dairon Asprilla) e Jeremy Ebobisse

Téc: Giovanni Savarese

Gols: Rayan Raveloson, Victor Vázquez, Sacha Kljestan e Samuel Grandsir (LA Galaxy); Jeremy Ebobisse (Portland Timbers)
Cartões amarelos: Jorge Villafaña (LA Galaxy); José Van Rankin e Diego Chará (Portland Timbers)
Cartões vermelhos: