A queda de rendimento de Carlos Vela em 2021

0
17

O Atacante mexicano Carlos Vela protagonizou diversos momentos épicos na MLS, mas desde 2020 o jogador caiu de produção e esse ano entregou apenas 20 jogos disputados e cinco gols marcados; Qual seria a causa da decadência de Carlos Vela no Los Angeles FC?

Pela primeira vez desde que a franquia entrou na Major League Soccer, o Los Angeles FC fica de fora dos playoffs, e muito disso se credita a ausência de sua principal estrela, Carlos Vela, em grande parte da temporada. Nas raras oportunidades que Vela esteve em campo, não conseguiu repetir as brilhantes atuações que o qualificaram como MVP e Golden Boot em 2019, por exemplo.

A temporada 2021 terminou de forma decepcionante, após derrota por 5 a 2 para o Colorado Rapids na última rodada. Vela, que saiu do banco de reservas, viu a temporada ruir e segue com seu futuro incerto, já que o clube ainda não anunciou sua renovação de contrato, que se encerra ao final deste ano.

O longínquo brilho de Carlos Vela no LAFC

Em 2019, o LAFC brilhou, com a melhor campanha da história da MLS até então (Recorde que foi superado esse ano pelo New England Revolution). Foram 85 gols marcados pela equipe, com Vela participando em 49. O mexicano fez incríveis 34 gols na temporada regular, um recorde na liga, e ainda deu 15 assistência, sendo o terceiro melhor neste quesito.

Aumentando ainda mais o brilho daquela temporada , o astro liderou o quesito finalizações superando o badalado Zlatan Ibrahimovic, do rival LA Galaxy, marcou em 25 dos 31 jogos que disputou e ajudou o LAFC a vencer a Supporters’ Shield com 72 pontos, e sendo derrotado apenas na final da Conferência Oeste para o Seattle Sounders.

No ano seguinte, em 2020, Vela e o LAFC bateram na trave na disputa pela CONCACAF Champions League, com a equipe chegando a final e saindo na frente do placar com gol de Rossi no segundo tempo, mas viu o time mexicano do Tigres buscar a virada, vencer por 2 a 1 se sagrar campeão.

A derrocada 

O próprio Vela avaliou o saldo da temporada 2021 em coletiva de imprensa após a derrota por 5 a 2 de seu time para o Colorado Rapids: 

Sou sincero e honesto, não me escondo nos maus momentos, este ano não fui o que se esperava à nível pessoal. As pessoas e colegas do Los Angeles FC esperavam mais de mim. Estou saindo chateado com a temporada, eu não estava lá quando o time precisava de mim”, ressaltou Vela.

Na ponta do lápis, os números de Carlos Vela vem caindo temporada a temporada, com as lesões sendo a principal causa deste baixo rendimento nos últimos dois anos. Na temporada passada sofreu devido uma lesão no quadríceps que também o atingiu duas vezes ao longo de 2021.

Carlos Vela
(Fonte: https://www.mlssoccer.com/players/carlos-vela/stats/)
  • Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI

Outro fator que pesa sobre o atacante mexicano, é de ele ser o jogador mais bem pago da MLS, com vencimentos de US$6.300.000,00 anuais. Investimento que o LAFC pondera em seguir pagando ou se dispensa o astro ao fim de seu contrato.

O jogador perdeu nos últimos dois anos 26 partidas pelo LAFC devido os problemas físicos. Na temporada passada, o jogador sofreu uma lesão no joelho, que o afastou de 12 partidas, e em 2021, logo no começo da temporada, uma lesão na coxa tirou o astro de três partidas da equipe. Já em agosto, novamente a coxa foi o problema afastando o craque de mais 11 jogos, e fazendo o jogador perder importantes minutos na competição.

O potencial de Valea é algo inegável, ainda podendo brilhar pelo LAFC, mas por ser o maior goleador em uma temporada da MLS, e figurar como terceiro maior na lista de camisas vendidas em 2021, atrás apenas de Josef Martínez, do Atlanta United e Raúl Ruidíaz do Seattle Sounders, se espera muito mais dele do que foi apresentado nas duas últimas temporadas, e seu fator de risco, e principal motivo pela sua queda de rendimento, são as repetidas lesões, que tende a se agravar com o craque perto de completar 33 anos.

(Capa Reprodução / Twitter LAFC)