Em jogo parelho, Vancouver Whitecaps vence o Portland Timbers

0
22

Vancouver Whitecaps vence Portland Timbers pelo placar mínimo. VAR anula o que seria o segundo gol do time canadense.

Neste domingo (18), o  Vancouver Whitecaps FC recebeu o Portland Timbers no Rio Tinto Stadium, na cidade de Sandy, estado de Utah nos Estados Unidos. Isso por causa de restrições do governo canadense referentes a COVID-19. Este é o primeiro jogo da temporada para os “donos da casa” que ficaram em nono lugar na conferência oeste da Major League Soccer no ano passado. Em 2020, o Vancouver foi o único time que não teve nenhum empate. Era vitória ou derrota, e no caso foram mais derrotas do que vitórias. A campanha da franquia canadense foi de nove vitórias e 14 derrotas, fora dos playoffs no ano passado.

Já para o time do estado americano de Oregon, a temporada já começou há duas semanas quando enfrentou o Marathons/HON pela Concacaf Champions League. O time se classificou para jogar a competição continental por ter vencido o torneio “MLS is Back” no ano passado. Já na temporada regular da MLS, o Timbers ficou em terceiro lugar com uma campanha com 11 vitórias, seis empates e seis derrotas. O time caiu na primeira partida dos playoffs, nos penaltis (8 a 7), para o FC Dallas, após 1 a 1 no tempo regulamentar.

O Vancouver Whitecaps venceu o Portland Timbers em um jogo truncado taticamente e sem muitas chances de gol. O time da casa aproveitou a chance que teve e ainda teve o seu segundo gol anulado pelo VAR após bola na mão antes do chute para o gol.

As duas equipes voltam à campo no próximo sábado (24), na segunda rodada da MLS. O Vancouver Whitecaps visita o Toronto FC que perdeu para o Montreal por 4 a 2 na estreia da MLS. Já o Portland Timbers recebe o Houston Dynamo FC que ganhou do San Jose Earthquakes por 2 a 1 no jogo inaugural da MLS neste ano.

O JOGO

O primeiro tempo começou morno. O primeiro chute ao gol foi do time da casa aos 11 do primeiro tempo, numa tentativa de fora da área de Déiber Caicedo que o goleiro Clark pegou no centro do gol. Um minuto depois, Caicedo tocou para Lucas Cavallini também chutar de fora área, mas dessa vez a bola saiu à esquerda do gol, sem perigo para o goleiro. A primeira tentativa do Timbers veio aos 16 minutos. Diego Valeri de dentro da área, arriscou à direita do goleiro Crépeau, após passe de Felipe Mora. O Portland ensaiou uma pressão no final do primeiro tempo e aos 38′ após bola enfiada por Mora, Dairon Asprilla mandou um chutaço da entrada da grande área para a boa defesa do goleiro do time da casa.

Jogo bem truncado no primeiro tempo e muito parelho. Até mesmo as estatísticas foram iguais. Cada equipe chutou apenas quatro vezes ao gol adversário, sendo uma vez no alvo. Posse de bola 56% para o Vancouver e 44% para o Portland. O time da casa fez mais faltas (nove contra cinco) e ainda teve o cartão amarelo do zagueiro Veselinovic.

  • Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!

O Vancouver voltou do intervalo tentando sair da pressão exercida pelos visitantes. Russel Teibert tentou duas vezes, mas conseguiu encontrar Andy Rose na entrada da área que dominou no peito, dividiu com dois defensores, a bola bateu na trave e, na volta, o goleiro colocou para escanteio. Cristián Gutiérrez cobrou na segunda trave e Lucas Cavallini sobiu sozinho para inaugurar o placar.

O Timbers intensificou a posse da bola, especialmente entre os 10 e 30 minutos, mas sem oferecer perigos ao gol do Whitecaps. Aos 33 da segunda etapa, o goleiro do Timbers precisou ser substituído após se lesionar. Três minutos depois, falta para o Vancouver na lateral da área do Timbers. Bola alçada para a entrada da pequena área, bate-rebate e a redonda sobrou para Dajome empurrar para o fundo do gol. Entretanto, antes a bola havia tocado nos braços de Rose e por isso o VAR entrou em ação para anular o que seria o segundo gol do Whitecaps.

Na base da pressão, o Portland chegou perigosamente na área adversária e Yimmi Chará teve o cabeceio de dentro da pequena área desviado. Logo depois, mais uma tentativa do Timbers. Felipe Mora recebeu lançamento do campo de defesa, avançou para a área e chutou para uma bela defesa do goleiro de Vancouver.

FICHA TÉCNICA

Vancouver Whitecaps – 1

Crépeau; Gutiérrez, Rose, Veselinovic e Nerwinski; Teibert, Baldisimo, Janio Bikel e Caicedo (Raposo); Cavallini e Dájome (Metcalfe).
Téc: Marc dos Santos

Portland Timbers – 0

Clark (Atinella); Van Rankin, Mabiala, Zuparic e Bravo (Jome); Williamson (Paredes) e Diego Chará; Yimmi Chará, Valeri (Tuiloma) e Asprilla(Loría); Mora.
Téc: Giovanni Savarese

Gols: Cavallini (VAN)
Cartões Amarelos: Veselinovic, Baldisimo (VAN), Zuparic (POR)
Cartões Vermelhos: Nenhum

(Capa: Reprodução/Site Vancouver Whitecaps)