InícioMajor League SoccerRetorno da temporada regular: É hora de jogar fora da bolha?

Retorno da temporada regular: É hora de jogar fora da bolha?

Ainda no meio de uma pandemia que assola os Estados Unidos, o futebol na América do Norte conseguiu retornar. No entanto, antes mesmo do MLS is Back Tournament encerrar, a Major League Soccer já planeja a volta da temporada regular da ainda em agosto. O torneio, que acontece no Walt Disney World, em Orlando, na Flórida, foi muito bem-sucedido, mas agora os planos são de estourar essa “bolha”, o que pode trazer consequências para a liga.

Outros eventos esportivos tiveram que se adaptar para proteger seus atletas. A Major League Baseball, por exemplo, retornou para a temporada regular 2020 com algumas mudanças no formato. Uma dessas mudanças foi a redução da partidas de cada equipe, passando das tradicionais 162 para 60. Além disso, foram reduzidos o número de viagens para prevenir os riscos de contágio. Sendo assim, os jogos da MLB serão mais regionalizados. Influenciado por isso, o comissário da MLS, Don Garber, disse que quer voltar aos mercados locais dos clubes. 

Em entrevista a Fox Soccer, Garber disse: “Em breve anunciaremos nossa programação. Queremos jogar com torcedores onde pudermos, mesmo que em alguns locais ainda não seja permitido”, disse. Entretanto, mesmo com o interesse de voltar aos jogos normais, a liga já havia tido vários problemas relacionados ao coronavírus. Antes do MLS is Back começar, Nashville SC, FC Dallas, Atlanta United, Orlando City e Inter Miami tinham detectado casos da doença em seus jogadores. Nashville e Dallas, inclusive, ficaram de fora da competição.

Além disso, Garber relatou que aprendeu muito com a “bolha”, sobre os testes, o distanciamento social e comprometimento dos jogadores em usar máscaras e assumirem a responsabilidade de se manterem seguros. A partir disso, o comissário afirma que esse aprendizado dará uma boa noção para que o que deve ser feito para finalizar a temporada, ter os playoffs e até mesmo fazer a MLS Cup no final do ano. Mas, essa decisão pode ser problemática se não for bem executada.

Mesmo com as medidas mais restritas vistas na Major League Baseball, o risco é grande, ainda mais em um país onde a pandemia não está controlada. A temporada do baseball mal voltou e já corre o risco de ser interrompida outra vez. Vários jogos têm sido adiados pelo fato de jogadores testarem positivo para COVID-19. Na United Soccer League, ocorre a mesma coisa. Rodada após rodada, jogos vão sendo adiados por resultados positivos de coronavírus nas delegações. Jogar fora da bolha nos Estados Unidos ainda não são, portanto, seguros.

A volta da MLS em uma temporada “normal”, podendo ter viagens e até mesmo torcedores, como disse Garber, pode ser muito arriscada para um momento como esse. Se dentro da “bolha” a situação já foi complicada, o plano de sair dela pode trazer a sensação de normalidade, mas as coisas não parece tão normais. Talvez, a liga não tenha aprendido tanto quanto pensa.

(Foto: Reprodução Twitter/MLS)

Galerias

RBNY vs Chicago Fire by John Perdicaro

23 photos
10 views

LAFC vs Nashville SC by Celso Oliveira

10 photos
0 views

NYCFC vs. Toronto FC by Matias Cerisola

6 photos
1 views
- Advertisment -
Territorio F1