Dax McCarty: “A lenda subestimada” da MLS

0
12

Capitão do Nasvhille faz história na MLS desde 2006 e é apontado por seu diretor como uma “lenda subestimada” da liga. No domingo, time jogará a semifinal da Conferência Leste em seu primeiro ano de vida.

Reprodução/Imago Images

Um dos destaques do sucesso do Nashville SC nesta temporada, Dax McCarty é, além de capitão, um jogador comumente esquecido pelas estatísticas, mas que serve como pilar básico entre a defesa e o ataque. A chegada forte no último terço de campo, o controle de jogo e os chutes de meia-distância são marcas de um jogador que aos 33 anos é peça mais do que fundamental em uma franquia da MLS.

Mas nem sempre foi assim. Quando McCarty foi draftado pelo Dallas em 2006, suas pretensões eram as mesmas de qualquer meio-campista novato na Liga, conseguir cada vez mais gols e assistências, atuando como um clássico número 8 que cobria todo o campo.

Draftado pelo FC Dallas em 2006, McCarty foi companheiro do brasileiro Denilson Show no Texas. (Imago Images)

Carreira

Passando a servir como uma peça-chave para um Dallas que quase ganhou uma MLS Cup, o jogador foi causando impacto no meio-campo com sua habilidade de se recuperar defensivamente e reconquistar a posse de bola. Foram quatro importantes temporadas em Dallas como titular, terminando ironicamente com uma derrota por 2 a 1 na final da MLS Cup de 2010 contra o Colorado Rapids, então liderado pelo atual técnico do Nashville SC, Gary Smith.

De certa forma, a próxima etapa da carreira de McCarty no DC United definiu sua identidade como jogador, já que ele foi convidado a assumir o papel de meio-campista mais recuado. Mas um ajuste posicional ruim levou a uma passagem curta, e McCarty só jogou 13 vezes em 2011 pelo DC United sem marcar um gol ou assistência sequer.

Isso gerou uma troca imediata para o New York Red Bulls, onde o jogador encontrou seu verdadeiro caminho na Major League Soccer. Carinhosamente apelidado de “Ginger Ninja” (Ninja Ruivo), McCarty passou a ser o capitão e referência dos Red Bulls em campo. Completando o meio-campo dos Bulls atrás dos atacantes Tim Cahill e Thierry Henry, McCarty acabou sendo nomeado justamente para um MLS All-Star e seleção da temporada em 2015, colocando seu nome definitivamente na história da Liga.

O “Ninja Ruivo” também fez história nos Red Bulls. (Imago Images)

Por fim, uma negociação em 2017 enviou McCarty para o Chicago Fire, onde foi nomeado mais uma vez MLS All-Star, passando por mais três temporadas com sucesso na cidade dos ventos.

O caminho do sucesso em Nashville

Após o anúncio de sua contratação no início desta temporada, o gerente geral da equipe, Mike Jacobs, elogiou dizendo que “Dax é um líder e vencedor comprovado e tem feito isso em todos os clubes em que atuou ao longo de sua carreira”. E ainda completou, “Ele personifica o caráter e os valores do que nosso clube será dentro e fora do campo.”

Uma lenda subestimada, sem conviver com os privilégios das grandes estrelas durante grande parte de sua carreira, McCarty agiu com o mesmo profissionalismo de sempre como o motor do meio-campo do Nashville SC.

O atleta de 33 anos, confirma também que o sucesso geral de uma equipe se passa não só por onze jogadores, mas por um plantel recheado de 30 atletas que alinham seus objetivos todo o dia nos treinamentos.

Embora ele nunca tenha sido considerado um artilheiro, isso certamente não significa que ele seja incapaz e, na verdade, tem surgido com impacto em grandes momentos colocando a bola no fundo da rede, como foi no jogo contra o Inter Miami, carregando desde o meio-campo até uma finalização certeira no canto direito.

“À medida que progredi na minha carreira, tentei assumir o cargo de treinador em campo”, disse McCarty após assinar com o Nashville. “Sinto que fui trazido para assumir um pouco de papel de liderança. Já joguei em alguns times vencedores. Já joguei em alguns times não tão bons. Acho que sei o que é preciso para vencer nesta liga.”

Com toda certeza, Dax McCarty foi trazido para Nashville para ser o condutor de um projeto que mesmo subestimado por muitos, se mostra antes de tudo vencedor. Depois da grande vitória sobre o Toronto fora de casa, a equipe dourada encara agora fora de casa, o Columbus Crew na semifinal da Conferência Leste no domingo (29) às 22h de Brasília, com transmissão da Rádio Território MLS.

Colaborou: Pedro Breganholi
(Capa/ Reprodução: Twitter Nashville SC)