Conheça Vanni Sartini, o irreverente técnico do Vancouver Whitecaps

0
62

Italiano, 46 anos. Vanni Sartini é um dos treinadores mais emblemáticos que já passaram pelo Vancouver Whitecaps.

O técnico do Vancouver Whitecaps, Vanni Sartini vive seu melhor momento em 2023: bicampeão da Copa do Canadá e com sua equipe posicionada para os playoffs.

Carismático, não demorou para cair no gosto da torcida, seja com declarações irreverentes, ou mesmo, com alguma dancinha após uma conquista importante.

Foi assim que Sartini comemorou o bicampeonato da Canadian Championship, o torneio mais importante do futebol canadense. Depois do final eletrizante, o comandante dos Canucks saiu saltitante e caminhou por todo o gramado para cumprimentar o torcedor e seus atletas. 

Como treinador, a imprensa esportiva por vezes costuma não entender algumas decisões táticas, mas o que importa mesmo, segundo Sartini, é a resposta dentro de campo. Nada disso, para ele, parece importar. E ele pode provar. Nas ruas de Vancouver ou no estádio, constantemente é tietado para fotos.

“É o melhor que já tivemos”, gritava um torcedor do Whitecaps no BC Place, após a vitória sobre o Montreal, por 2 a 1, na decisão da Canadian Championship.

Trajetória de Vanni Sartini

Sartini nasceu em um dos berços do futebol, mas o máximo que conseguiu como atleta foi atuar em ligas amadoras e, simultaneamente, desenvolver outras atividades fora do esporte. Sua trajetória profissional no mundo da bola começou a mudar em 2008, quando se tornou treinador do modesto AS Mezzana. 

Em 2010, ele já fazia parte da Federação Italiana como instrutor. Depois, se tornou analista no Livorno e, em seguida, assistente técnico do Bari. A América do Norte apareceu na vida do treinador em 2016, na Federação Americana de Futebol para liderar um curso de coaching. 

Em 2019 chegou ao Vancouver Whitecaps como auxiliar de Marc dos Santos. Ficou na função até 2021, quando assumiu a função principal e chegou aos playoffs. Em 2022, terminou em nono e ficou de fora. Em 2023, o time segue com chances reais de conquistar uma vaga novamente.

Capa: Vancouver Whitecaps / Twitter