InícioColunasEspecial - Sporting KC, o primeiro time a mudar de nome na...

Especial – Sporting KC, o primeiro time a mudar de nome na MLS

Em 1996, Lamar Hunt, entusiasta do esporte e um dos investidores iniciais da MLS, criou o Kansas City Wiz, uma das franquias fundadoras da Major League Soccer.

Porém, já no ano seguinte aconteceu a primeira troca de nome: A franquia foi renomeada como Kansas City Wizards. A troca aconteceu em função de um processo legal da cadeia de lojas de eletrônicos “The Wiz”. Dessa forma, a franquia passou a se chamar Kansas City Wizards.

Apesar de Lamar Hunt negar qualquer relação entre o nome Kansas City Wiz e o filme, o fato de escolher Kansas (local onde fica a fazenda de Dorothy) e as cores do arco-iris (como na música tema) dão a entender que foi uma homenagem ao “Mágico de Oz”.

Logos Kansas City Wiz e Kansas City Wizards
Arte: Território MLS

Novos donos

Em agosto de 2006,Hunt vendeu a equipe para a OnGoal LLC, grupo de investidores de Kansas City. A ideia do grupo era manter a franquia em Kansas e eventualmente ter outras equipes esportivas no mesmo guarda-chuva.

Com a morte de Lamar Hunt em dezembro daquele ano, o grupo dedicou a temporada 2007 ao antigo dono.

Em 2010, após exaustivo debate e processo de análise que havia começado logo após a compra, o time foi rebatizado para Sporting Kansas City. Nomes como “bees” (em referência ao inseto típico do estado – abelhas) ou “fountains” (sugestão popular) foram cogitados, mas Robb Heineman, um dos proprietários, declarou que se fosse para usar algo assim, era melhor continuar como Wizards.

A escolha pelo Sporting é alinhada com o objetivo de agregar equipes de outros esportes, assim como clubes europeus e sul-americanos fazem e acabou sendo o escolhido.

Logos Sporting Kansas City gestão OnGoal LLC
Arte: Território MLS

Títulos

Em 2000, veio a primeira temporada vitoriosa: dobradinha Supporters Shield e MLS Cup, sendo o segundo time a conseguir o feito. Em 2013, nova conquista da MLS Cup, contudo, a dobradinha não veio, pois o SKC perdeu o Supporters Shield por um ponto para o Red Bulls.

Na U.S. Open Cup a equipe tem quatro títulos: 2004, 2012, 2015 e 2017.

Jogadores históricos

Entre os jogadores históricos, o nome de destaque certamente é Alexis Lalas. O zagueiro americano estava no Padova (Itália) e foi comprado pela MLS para a temporada inaugural, porém não pelo Kansas City Wiz. Lalas passou pelo New England Revolution e o MetroStars antes de, em 1999, fazer 30 jogos pela equipe de Kansas, contribuindo com quatro gols.

Assim como Lalas, o argentino Claudio López é um nome famoso com passagem rápida pela equipe. Foram duas temporadas, com 57 jogos e 13 gols.

Frequentemente lembrado pela torcida, o sérvio Predrag Radosavljević é detentor de alguns recordes da equipe. Maior número de gols (71), assistências (98), finalizações (693), finalizações no gol (283) e gols de pênalti (21). Figura ainda em segundo em gols (13) e assistências (23) que deram a vitória.

Por último, vamos destacar o goleiro Tim Melia, atualmente titular da equipe. O goleiro chegou a equipe na temporada 2015 e hoje é o líder em jogos (147 – todos como titular), minutos (13199) e vitórias (62). Além disso, está no top 3 de todas as estatísticas de goleiros divulgadas pela franquia.

Brasileiros

Foram cinco jogadores na história do Sporting Kansas City. Atualmente o elenco não conta com brasileiros.

O primeiro a passar por lá foi Diego Walsh. O meio campista formado pelo Santos mudou para os Estados Unidos com 14 anos e fez carreira na MLS. No SKC, foram 16 jogos em duas temporadas (2004 e 2005).

Outro com passagem discreta foi o meia atacante Jeferson Gonçalves, emprestado pelo Vasco em 2011, porém foi devolvido com apenas nove jogos.

Na sequência veio Júlio Cesar, com passagens em grandes times da Europa (Real Madrid, Milan, Benfica). O zagueiro esteve no clube por duas temporadas (2011/12) e fez 58 jogos. Também participou do título da U.S. Open Cup.

Já o meio campista Paulo Nagamura foi o brasileiro que mais vezes vestiu a camisa de Kansas. Com 95 jogos (6 gols), jogou entre os anos de 2012 e 2016. Foi campeão da U.S. Open Cup e da MLS Cup no clube. Atualmente é o técnico do Sporting Kansas City II na USL.

Paulo Nagamura comemora título da MLS Cup em 2013
Reprodução: Getty Images

Por fim, o lateral direito Igor Julião foi o último brasileiro que passou pela franquia. Em 2014 fez 23 jogos, incluindo participação na CONCACAF Champions League. Em 2017, já perto de encerrar a carreira novo empréstimo, dessa vez com apenas um jogo.

 

Edição: Pedro Breganholi
(Capa: reprodução Getty Images)

Galerias

RBNY vs Chicago Fire by John Perdicaro

23 photos
10 views

LAFC vs Nashville SC by Celso Oliveira

10 photos
0 views

NYCFC vs. Toronto FC by Matias Cerisola

6 photos
1 views
- Advertisment -
Territorio F1