InícioMajor League SoccerLAFCPorque "The Banc", a casa do LAFC, é o palco ideal para...

Porque “The Banc”, a casa do LAFC, é o palco ideal para a final da MLS Cup

O LAFC jogará na frente de seus torcedores pela última vez em 2022. O ‘Banc’, apelido carinhoso do estádio, será o palco da grande decisão da MLS  

A partida que marca a disputa pela MLS Cup entre o LAFC e o Philadelphia Union chega a Los Angeles cinco anos depois do clube angelino começar a jogar em seu estádio no Expo Park, perto do centro de Los Angeles.

  • Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!

Barulhentos e orgulhosos: o coração de Los Angeles

Painel e placar iluminado do estádio do LAFC em 2021 / Celso Oliveira – TMLS

O LAFC entrou em cena nas sombras de um fracasso esportivo significativo em uma cidade que não perdoa, principalmente em relação às lealdades esportivas as equipes locais. A saga Chivas USA é a monstruosidade da liga, uma saga que a MLS está feliz por ter recuperado e que acabou em um final feliz.

Afinal, essa reviravolta permitiu que a rivalidade do El Tráfico nascesse. Grande parte da rivalidade entre as duas equipes de Los Angeles é fazer com que os torcedores se desloquem para o estádio do rival para se enfrentarem, usando o corredor da estrada 110, considerado a principal artéria que liga o centro-norte e o centro-sul da cidade dos anjos. E embora a estrada entre os dois estádios tenha apenas 19 quilômetros de extensão, ela é simbólica uma das vantagens mútuas mais significativas de jogar em casa para cada equipe.

Das 12 vitórias e derrotas em jogos entre os dois selecionados do Sul da Califórnia, apenas uma, veio no campo do adversário, a vitória por 2 a 0 do LA Galaxy sobre o LAFC durante um ano de pandemia muito caótico, com o LAFC quase vencendo a Concacachamps, mas ficando aquém do jogo final.

 LAFC

(Downtown LA from the media room at Banc of California Stadium / Celso Oliveira – TMLS)

 

O estádio fica no coração de Los Angeles e um passeio em direção a ele lembra aos passageiros das desigualdades e dificuldades com as quais mais de quatro milhões de pessoas que vivem na Cidade dos Anjos tendem a lidar diariamente. O Banc, no entanto, é onde a maioria das pessoas que vestem preto e dourado tendem a esquecer raça, classe social, origem nacional ou agenda política. A maioria dos assentos está tão perto do campo e tão perto um do outro que não há lugar ruim para assistir ao jogo progredir. Dar uma volta ao redor da coisa toda para ver se há um novo local de comida não vai fazer você se perder. E o torcedor ainda consegue ver todos os rostos familiares dos torcedores andando pelos salões de concessão antes do pontapé inicial.

O Bandeirão estendido pela 3252 durante o jogo da Western Conference Championship

 

Construído para os 3252 seguidores leais do Black and Gold

O estádio seria apenas mais um campo de futebol se não fossem os 3.252 lugares na extremidade norte do campo. Essa é uma das características únicas deste local, que, afinal, foi construído com o torcedor em mente desde o primeiro dia. Foi o primeiro estádio ao ar livre a ser construído em Los Angeles desde o icônico Dodgers Stadium em 1962, substituindo o antigo Sports Complex Arena, um local coberto perto do Coliseu, onde a USC realiza seus jogos de futebol americano universitário. A 34 graus, os assentos no extremo norte do estádio estão entre os mais íngremes da MLS, enquanto os assentos mais próximos do campo ficam a apenas 12 pés (3,66 m) da linha lateral. O telhado do estádio tem 85 pés (25,91 m) de altura, criando uma plataforma estrondosa para o som viajar e fazer o local balançar após cada gol do LAFC.

 

(Torcedor do LAFC com o cachecol da equipe / Celso Oliveira – TMLS)

Fim Amargo em 2021

Em uma fria noite de outubro, com o LAFC precisando de uma vitória para se manter vivo nos playoffs antes de seguir para o Colorado, uma época em que o time do Rapids comandava a Conferência Oeste, com o LAFC estava pronto para dar tudo o que tinha em casa, para se garantir na classificação. Depois de 90 minutos, entretanto, o resultado se resumiu a um empate sem brilho contra um adversário mais fraco.  Foi tudo o que os Pretos e Ouros tiveram para mostrar: confusão na defesa e falta de urgência no ataque. O atual treinador do Toronto FC, Bob Bradley fazia seu último jogo no local, um lugar que o fez uma lenda em 2019 e essencialmente colocou o LAFC no mapa e em exibição para o mundo ver.

Ninguém queria admitir naquele dia, mas havia um ar de “mudanças” presente e difícil de ignorar. Na semana seguinte, o LAFC perdeu no Colorado e não se classificaria aos playoffs pela primeira vez desde o início de sua existência na liga. O Banc estava fechado até 2022.

 

(A temporada chega ao fim – 2021 acabou sem playoffs para o LAFC / Celso Oliveira – TMLS)

 

O palco está montado: LAFC x Philadelphia Union

Já são cinco boas temporadas para esta ilustre franquia, navegando pelos altos e baixos da MLS, lidando com a perda de um treinador lendário, reabilitando sua estrela, Carlos Vela, em um colaborador significativo em todos os jogos de 2022, com poucas exceções e vendo-o eventualmente capturar a honra de ser incluído na equipe dos melhores 11 jogadores da MLS.

John Thorrington provavelmente ganhará o Executivo do Ano mais uma vez pelo trabalho que fez com este elenco; uma boa vitória, embora venha depois de uma reviravolta depois de um 2019 bem-sucedido, onde a equipe parecia estar destinada a grandes coisas. De repente, começou o 2021, a temporada do azar para o LAFC, e logo surgiram rachaduras claras na estrutura de liderança do Clube. Consertar essas rachaduras com ‘ajustes’, como John as chamou no início da temporada, lhe faz o vencedor do prêmio de Executivo do Ano. Ele merece isso mais do que qualquer outro executivo.

Independentemente do resultado de sábado, é difícil não incluir o Banc of California Stadium como o local ideal para a MLS Cup. Sabemos que é difícil ver uma final do jogo de futebol mais importante dos Estados Unidos ser disputada em um estádio com capacidade para 22.000 pessoas, mas a vantagem que o The Banc cria para o LAFC é demais para qualquer um ignorar. No entanto, considerando os problemas de estacionamento no dia do jogo e a partida já anunciada no Rose Bowl para o próximo El Tráfico, me pergunto se um local alternativo, como o SoFi Stadium, foi considerado para o jogo de sábado.

Tarde demais agora. Suponha que você esteja entre os 22.000 fiéis com um ingresso, parabéns! Aproveite as instalações de última geração do estádio e a partida entre as duas melhores equipes desta liga, lutando em busca de um novo título. Chegar lá pode ser um problema, então planeje ir cedo e ficar até tarde!

(Capa: Celso Oliveria/Território MLS)

 

@celsoliveira_
@celsoliveira_https://territoriomls.com/
Celso Oliveira é correspondente do Los Angeles FC, na Califórnia e atual líder do projeto Territorio MLS. Fotos e videos pelos campos da Major League Soccer

Galerias

RBNY vs Chicago Fire by John Perdicaro

23 photos
10 views

LAFC vs Nashville SC by Celso Oliveira

10 photos
0 views

NYCFC vs. Toronto FC by Matias Cerisola

6 photos
1 views
- Advertisment -
Territorio F1