Confronto deste sábado (21) entre Vasco e Inter Miami pela Flórida Cup não é mais que um amistoso de pré temporada

Neste sábado (21), Vasco/BRA e Inter Miami protagonizam  duelo válido pela Flórida Cup, torneio de pré-temporada que acontece durante o inicio de calendário da Major League Soccer e do Brasileirão, a liga brasileira.  A partida será transmitida pela Cazé TV e pelos canais ESPN. 

Dito isto, o confronto reacende o debate a respeito do nível técnico da MLS em comparação a liga nacional brasileira, visto que recentemente muitos nomes vindos de terras norte-americanas desembarcaram no Brasil, como por exemplo, Fábio Gomes, antigo destaque do New York Red Bulls e ex-jogador vascaíno , que durante sua passagem pela equipe cruzmaltina recebeu diversas críticas pelo seu desempenho em campo.

(Mauricio Barbieri dando entrevista coletiva no CT do Inter Miami. Reprodução/Instagram Vasco da Gama)

Agora, por que o jogo de sábado não é um parâmetro?  Diferentemente de como funciona o Brasileirão, as franquias da MLS passam por grandes reformulações praticamente a cada nova temporada. Por exemplo, o adversário do Vasco de sábado  irá realizar seu primeiro jogo de pré-temporada com um time bastante diferente do que vimos contra o New York City, pelos Playoffs da MLS Cup, no jogo que marcou a despedida de Gonzalo Híguain dos gramados de futebol.

O time de David Beckham figura entre os mais populares em solo brasileiro, justamente por conta do seu proprietário “galático”, o ex-jogador inglês fez parte de gigantes clubes europeus, como Manchester United/ING e Real Madrid/ESP. Os rumores de transferências envolvendo o nome da franquia de Miami também contribuem para a popularidade, já que o último grande rumor gira em torno do argentino Lionel Messi que, segundos jornalistas, estaria pensando em uma transferências para a liga. Apesar da fama, a franquia ainda pode ser considerada nova. O Inter Miami existe fez a sua estreia na MLS apenas em 2020, durante a pandemia da COVID-19. O ano de 2023 marcará a quarta temporada no futebol profissional da equipe de Miami

Em contrapartida, temos a equipe cruzmaltina que foi recém comprada pela 777 Partners, após virar Sociedade Anônima de Futebol, a famosa SAF. O processo para a aprovação deste sistema no clube brasileiro perdurou por um longo período, até finalmente no dia 2 setembro ocorrer a transição entre o grupo norte americano e os cariocas. Após essa mudança, o Vasco começa sua renovação neste ano, depois de conseguir o acesso para a Série A do Brasileirão de 2023. A equipe recém chegada a elite de futebol do seu país, também conta com novo técnico do time principal, Maurício Barbieri. Com o futebol ofensivo e de muita movimentação,  treinador brasileiro rompe com o estilo de futebol reativo e desorganizado do clube, sendo assim mais uma grande mudança a ser lapidada ao longo do tempo.

Na estreia desse “novo Vasco”, a equipe sofreu um grande revés do River Plate/ARG por 3 a 0, mas deixou uma ponta de esperança para os torcedores. Os primeiros 30 minutos de jogo mostraram uma boa performance, algo que não era visto há muitos anos .

https://twitter.com/VascodaGama/status/1616568983452352515?cxt=HHwWhoC82Z27mu8sAAAA

Por se tratar de duas equipes que estão passando por processos de reconstrução e lapidação, e também em um torneio de pré-temporada, este confronto não serve para tirar a “prova real” do nível de futebol norte-americano referente ao futebol brasileiro. A Major League Soccer tem conquistado cada vez mais espaço no cenário mundial, tendo até representante no Mundial de Clubes da FIFA em fevereiro. O Seattle Sounders venceu a CONCAF Champions League da última temporada, acabando com a hegemonia mexicana na competição, algo que não ocorria desde 2005 quando o Saprissa/CRC venceu o Pumas/MÉX na final.

 

 

(Capa/Arte: Luis Felipe) 

Share.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: