InícioMajor League SoccerMLS exercerá cláusula de força maior para reabrir negociações com seus jogadores

MLS exercerá cláusula de força maior para reabrir negociações com seus jogadores

A Major League Soccer informou à MLS Players Association (MLSPA) que pretende exercer a cláusula de força maior, que foi recentemente adicionada ao Acordo Coletivo de Trabalho (CBA), das partes para negociar modificações contratuais adicionais por 30 dias. Caso uma nova negociação não for fechada durante o período de 30 dias, a liga poderá considerar a recisão do acordo atual e iniciar um “lockout” de seus jogadores.

VEJA MAIS: Clique aqui para entender os acordos trabalhistas entre a MLS e os seus jogadores.

Após a notificação da liga à MLSPA, o sindicato respondeu criticando a decisão da liga de exercer a cláusula de força maior. Com a declaração do Diretor Executivo da Associação de Jogadores da MLS, Bob Fosse, o sindicato emitiu a seguinte declaração com palavras fortes:

“Depois de uma temporada de 2020 de extremo sacrifício, risco incomensurável para a saúde pessoal e um notável esforço de toda a liga para voltar a jogar com sucesso, esta ação surda da liga desacredita os sacrifícios anteriores feitos pelos jogadores e os enormes desafios que eles superaram em 2020.”

A resposta veio com o vice-comissário da Liga: “Infelizmente, com base na avaliação de funcionários de saúde pública, está claro que o impacto do COVID-19 e as restrições de participação em eventos esportivos continuarão na temporada de 2021 da MLS”, disse à ESPN.

O vice-comissário ainda completou: “Reconhecemos o impacto que a pandemia teve sobre nossos jogadores e apreciamos seus esforços para reiniciar e concluir a temporada de 2020, mas, como as outras ligas nos Estados Unidos e Canadá, a MLS precisa enfrentar os desafios contínuos causados ​​pela pandemia e irá se envolver em discussões com nossos jogadores sobre maneiras de gerenciar as questões econômicas significativas que estamos enfrentando.”

O desfecho

Os proprietários e jogadores da liga concordaram com um acordo sobre um novo CBA em fevereiro após o término do acordo anterior, mas não foi ratificado por nenhum dos lados. Quando a pandemia de COVID-19 atingiu, a liga foi fechada em 12 de março, resultando em uma queda severa nas receitas.

A falta de ratificação deu à MLS uma oportunidade para renegociar alguns de seus termos. Esses termos incluíam uma redução de 5% nos salários dos jogadores em 2020, bem como um limite de $ 5 milhões de desempenho e bônus individuais.

A liga também busca utilizar a cláusula de força maior para conduzir mais negociações com o sindicato de seus jogadores e buscar concessões adicionais para reduzir custos, já que a realidade financeira da pandemia continua a impactar a liga.

Embora as perdas financeiras projetadas para a temporada de 2021 não tenham sido divulgadas, o comissário da MLS, Don Garber, relatou que a MLS perdeu quase US $ 1 bilhão em receita em 2020 e teve mais de 20% de seus funcionários demitidos em novembro.

(Capa: Divulgação/ Site MLS)

Galerias

Gotham vs Racing Louisville by John Perdicaro

18 photos
0 views

RBNY vs Vancouver by John Perdicaro

21 photos
0 views

RBNY vs Chicago Fire by John Perdicaro

41 photos
10 views
- Advertisment -
Territorio F1