InícioMLSConferencia OesteEvander estréia com vitória no Portland Timbers

Evander estréia com vitória no Portland Timbers

A espera para ver a maior contratação do futebol brasileiro na MLS chegou ao fim, com Evander indo a campo no jogo adiado do Portland Timbers para esta segunda-feira.

O meia Evander que chegou da Dinamarca para a Major League Soccer na entre temporada finalmente estreou no Oregon jogando por sua nova equipe no tradicional uniforme verde do Portland e acabou comemorando uma vitória de um a zero de sua equipe contra o competente Sporting do técnico Peter Vermes.

“Não vejo a hora de conhecer os fãs dessa equipe em pessoa” disse o brasileiro em uma entrevista ao Território semanas atrás. Esta noite a espera acabou, com o jogador jogando todos os minutos da partida contra o time do Kansas.

https://twitter.com/timbersfc/status/1630440221627260929?s=46&t=ytHXWbSgJ14rSOGs8TdAMA

Nas estatísticas, Evander teve uma aparição bem regular, terminando o jogo com 61 toques na bola, em 90 minutos jogados, fora os acréscimos. Nos passes, Evander registrou sucesso em 76.3% de suas tentativas, com o destaque sendo seus longos lançamentos terminando o jogo com 4 sucessos em 7 tentativas de bolas longas.

Nos dribles, como esperado, muito controle, de bola e 5 fintas completas em 7 tentativas. No revés, Evander acabou desarmado, perdendo a posse de bola em 21 das 61 vezes que foi acionado. Em comparação com outro camisa 10, Sebastian Driussi do Austin, que tocou na bola 55 vezes em seu jogo, o argentino acabou perdendo a bola somente 13 vezes e ainda somou uma média de passes de quase 90%.

Na defesa, Evander se esforçou, dando combate ao adversário em 18 ocasiões, mas somente completando 5 desarmes. Driussi por comparação, terminou com 8 em 18 tentativas de desarmes na derrota do Austin para o St Louis City.

Apesar da vitória, foi uma primeira partida tímida da maior contratação do Portland Timbers em sua história. A frustração do jogador brasileiro parecia clara ainda quando forçou um cartão amarelo aos 44 do segundo tempo de maneira desnecessária com sua equipe segurando o resultado até o final, apesar da pressão da equipe de Vermes.

Nos chutes, e chutes a gol, Evander não conseguiu achar espaços no topo da área onde se posicionou e acabou não registrando um sequer chute a meta do goleiro John Pulskamp que fez bom jogo e terminou com 3 defesas em 7 chutes mas acabou levando a pior em um jogo acirrado entre duas equipes com muito a provar diante de um 2021 desastroso em que ambas ficaram fora dos playoffs.

No fim, a vitória e os três pontos ficam como a maior conquista do brasileiro na primeira rodada e estréia em casa na frente do Timbers Army, torcida do Portland. Evander fez o suficiente como jogador peça-chave no forte meio campo composto por Chará e Erik Williamson da Seleção Americana ainda tendo que driblar o frio e atraso em seu primeiro jogo. Não foi um mau resultado mas fica claro que o ex-Vasco vai ter que trabalhar muito duro para se destacar como um dos melhores meia-atacantes da MLS.

Próxima batalha para Evander: o LAFC, campeão de 2022 na sua casa o BMO Stadium.

(Capa: Reprodução/ Twitter/Portland Timbers)

@celsoliveira_
@celsoliveira_https://territoriomls.com/
Celso Oliveira é correspondente do Los Angeles FC, na Califórnia e atual líder do projeto Territorio MLS. Fotos e videos pelos campos da Major League Soccer

Galerias

RBNY vs Chicago Fire by John Perdicaro

23 photos
10 views

LAFC vs Nashville SC by Celso Oliveira

10 photos
0 views

NYCFC vs. Toronto FC by Matias Cerisola

6 photos
1 views
- Advertisment -
Territorio F1