InícioOutras Ligas USACategorias de BaseTMLS Scout - Volante de Clemson chegará a MLS como joia do...

TMLS Scout – Volante de Clemson chegará a MLS como joia do College

Território MLS inaugura a coluna “TMLS Scout”, onde semanalmente apresentaremos jogadores com potencial para, em breve, aparecer na principal liga de futebol dos Estados Unidos. 

Philip Mayaka. Se você está lendo este texto, guarde o nome, pois não vai demorar muito para o volante da universidade de Clemson aparecer na Major League Soccer. 

O queniano de apenas 20 anos de idade é produto da Monteverde Academy, na Flórida, e fez parte da sua base na academia do Orlando City. Mesmo assim, os Lions não possuem os direitos de Homegrown do jovem e, por isso, Mayaka está elegível para o SuperDraft da MLS, que acontece em 21 de janeiro de 2021. 

Com mais dois anos de College pela frente, Mayaka tem pressa: Em 2020, ainda como calouro em Clemson, se colocou à disposição no Draft, mas acabou não sendo escolhido. A relação dos elegíveis para 2021 ainda não saiu, mas especula-se que o volante estará novamente entre eles e, dessa vez, não deve passar batido. 

CARACTERÍSTICAS 

Forte, rápido, ágil e com excelente visão de jogo. Mayaka é o tipo do volante que domina o meio campo e está presente em todos os locais do campo. Além de ser ótimo marcando, o jovem de 20 anos também é o famoso playmaker, aquele que faz o time jogar e adiciona imensa qualidade à saída de bola.

Apesar de jogar à frente da defesa, Mayaka apoia bem ao ataque e também é competente como box to box, outra característica interessante de seu jogo. 

Peça chave do Clemson campeão em 2020, Mayaka atuou em 10 das 11 partidas da franquia na temporada, sempre demonstrando um estilo de jogo dominante, acima da média. 

Foto: Clemson Soccer

PONTOS DE ATENÇÃO 

O temperamento do queniano com certeza precisa ser trabalhado. É comum ver Mayaka reclamar com a arbitragem e se envolver em dívidas mais duras, o que é normal na posição em que ele joga, mas que com certeza pode atrapalhar seu início como profissional. 

A finalização também precisa ser trabalhada. Mayaka tem passe refinado, visão de jogo, força física e outras inúmeras qualidades, mas precisa finalizar mais e melhor se quiser alcançar o ápice de seu jogo. 

RELATÓRIO FINAL

Philip Mayaka é uma joia que foi muito bem lapidada em Orlando e também em Clemson. Com poucos ajustes, o time que o contratar poderá ter nas mãos um dos grandes volantes africanos da geração 2000. 

Austin e Cincinnati terão as primeiras escolhas do Draft. Poderemos ver Mayaka na MLS já em 2021? Will Forbes, especialista no mercado norte-americano, acredita que o volante do Quênia deve aparecer entre as duas primeiras escolhas.

Tanto Austin quanto Cincinnati ganhariam um grande jogador ao adicionar Mayaka aos seus elencos. Um scout da MLS, ao ser perguntado por nós sobre o jogador, disse que “é um dos mais talentosos da classe”, mas lembrou que o fato de não ser americano pode pesar e fazer com que ele caia um pouco nas escolhas.

A certeza é que Mayaka será escolhido e que tem tudo para ser um grande jogador. A dúvida é: Onde ele vai jogar?

FICHA

Nome: Phillip Mayaka
Idade: 20 anos
Posição: Volante
Nacionalidade: Quênia
Equipe: Clemson Tigers
Liga: College (NCAA D1)

Galerias

RBNY vs Chicago Fire by John Perdicaro

23 photos
10 views

LAFC vs Nashville SC by Celso Oliveira

10 photos
0 views

NYCFC vs. Toronto FC by Matias Cerisola

6 photos
1 views
- Advertisment -
Territorio F1