InícioColunasOpinião TMLS: Pato dará certo em Orlando?

Opinião TMLS: Pato dará certo em Orlando?

Orlando City e Alexandre Pato chegaram a um acordo. Ainda pendente de anúncio oficial, o clube já não escondeu mais o mistério ao postar a foto de pato de borracha no Exploria Stadium.

https://twitter.com/OrlandoCitySC/status/1360356953730514949?s=19

Os Lions, de fato, precisavam de uma referência ofensiva. Akindele e Dwyer não se firmaram e deixaram o clube e o jovem Dike pode, a qualquer momento, ser vendido para o futebol europeu.

Mas será que Pato, que há tempos não encontra seu bom futebol, que um dia o fez ser cotado como uma das maiores promessas do futebol, vai dar certo na MLS?

De acordo com o site OGol, desde a passagem pelo Chelsea, em 2015/16, Pato, hoje aos 31 anos, entrou em campo 120 vezes, anotando 52 gols. Desses 52, 36 foram marcados no campeonato chinês, onde Pato jogou por duas temporadas. Isso significa que, em alto nível de exigência, onde a MLS hoje está SIM inserida, o brasileiro marcou 16 gols em 61 partidas. Números fracos para um atacante.

A questão agora é: Pato estará a quase um ano sem jogar quando a MLS retornar, em maio. Como o jogador brasileiro vai se apresentar em uma liga que exige muito fisicamente dos atletas?

Pedro Breganholi – Editor Chefe Território MLS

Acho que não vai vingar mas torço para estar errado. Pato tem muito talento e pode dar um salto de qualidade à liga mas não o vejo mais com vontade de fazer a diferença como Nani, por exemplo.

O Scout do Orlando City é competente e deve acreditar que Alexandre Pato será uma boa adição para o grupo. Mas é uma aposta, uma vez que o brasileiro não tem dado certo em lugar nenhum desde a primeira passagem pelo São Paulo.

O fato de não ser jogador designado e vir com um salário baixo torna as coisas mais fáceis. Mesmo assim, fico com o pé atrás por ele não ter conseguido se adaptar nos últimos clubes onde esteve. Torço pra dar certo. Mas hoje, pra mim, é reserva do Dike.

Gustavo Demétrio – Analista Território MLS

Pato pode dar certo na MLS, tudo depende de dois fatores. O primeiro é condicionador do segundo: o contexto. Como o treinador Óscar Pareja o acomodará na equipe, os mecanismos táticos que ele usará para isso. Imaginando que esta contratação chegue com carta branca dele e que o comandante acredite que a vinda do brasileiro seja para preencher algumas características em falta no elenco, tem tudo para dar certo.

O segundo ponto, que sofre muita influência do primeiro, é o psicológico. Pato é um jogador conhecido por não gostar da pressão e nem mesmo ser apaixonado pelo esporte (o que é uma avaliação subjetiva e arbitrária), e por isso acaba sofrendo críticas por como atua e se porta. Mas, certamente, se as coisas forem acordadas com Pareja, isso será apenas uma dúvida antes dele entrar em campo, e só isso.

Pedro Cuenca – Analista Território MLS

Não há a menor possibilidade de isso dar certo. Dezenas de chances já foram dadas ao indolente Alexandre Pato em diversos cantos do mundo e ele segue sendo o eterno “agora vai”. Não vai agregar ao elenco do Orlando que tanto cresceu em 2020 e deixa novamente a MLS em posição de “liga para acomodados em fim de carreira”.

Júnior Ribeiro – Analista Território MLS

A ida de Alexandre Pato ao Orlando City recoloca a equipe nos holofotes da mídia esportiva brasileira. Independente se ele for bem ou mal, os Lions estarão aparecendo nos noticiários esportivos daqui. A passagem dele pelos EUA certamente será acompanhada de perto.

Em campo, só depende dele. Sempre dependeu. Quando se mostrou motivado, pôde fazer certa diferença. Talvez se “acomodar” na MLS seja ainda mais fácil que no São Paulo, por exemplo. Espero que isso não aconteça. Tem bagagem pra se tornar referência, terá outros bons nomes ao seu lado para formar um setor ofensivo efetivo e ter condições de fazer uma temporada interessante. É uma chance de recomeço para a carreira do Pato, ele não pode desperdiçar. Ao Orlando, acho válido correr o risco, se der certo, vai contribuir com gols.

*Todas as opiniões emitidas são de responsabilidade dos emissores e não representam a opinião do Território MLS

(Capa: Reprodução/ Redes Sociais São Paulo)

Galerias

Gotham vs Racing Louisville by John Perdicaro

18 photos
0 views

RBNY vs Vancouver by John Perdicaro

21 photos
0 views

RBNY vs Chicago Fire by John Perdicaro

41 photos
10 views

1 COMENTÁRIO

  1. Pode dar certo sim. Jogadores com passagens no futebol europeu mais discretas ou semelhantes as dele se destacaram na MLS e hoje só se tornaram o que são graças a sua passagem na liga dos EUA.

    Nunca achei o pato bom centro avante, mas acho um bom segundo atacante.

    Porém, na MLS jogadores com talento (assim como foi na China) costumam se dar bem quando adiantados. Não acho que intensidade seja tão necessário desde que a equipe seja intensa por ele. Porém, ninguém vai montar um time em sua volta.

    No fim das contas é uma incógnita e vejo como um exagero cravar que não vai dar certo…

    Bem ou mal a pressão por resultados na MLS não é dos maiores se compararmos com SPFC e isso é positivo.

Comentários estão fechados.

- Advertisment -
Territorio F1