InícioMajor League SoccerAtlanta United FCA Lei do Soccer: descomplicando o mercado da MLS - Parte 2

A Lei do Soccer: descomplicando o mercado da MLS – Parte 2

O advogado e analista Rafael Martins traz mais um capítulo da coluna A Lei do Soccer, dessa vez explicando sobre o mercado na MLS

A temporada de 2021 da MLS irá começar no próximo dia 16 de abril. Enquanto a bola não rola, os clubes se movimentam para montar seus elencos para a próxima temporada. O mercado de transferência de atletas, oficialmente aberto em 10 março, se mostra bastante movimentado, o que traz uma grande expectativa a respeito da temporada 2021, que tende a ter muita competitividade entre os clubes e uma maior qualidade técnica dentro das quatro linhas. 

Mas além das quatro linhas, para os amantes do Soccer, entender o mercado de transferências da principal liga americana de futebol pode não ser uma tarefa fácil. Slots, Salary Cap, Allocation Money, Discovery list, são termos e conceitos usuais quando falamos sobre montagem de elenco, contratação de atletas e organização financeiras envolvendo times da Major League Soccer. O mercado e suas regras são complexos.

Para que se tenha uma ideia, o Jornal Britânico The Guardian publicou uma matéria em março de 2018, destacando que 50% dos atletas que atuavam na Major League Soccer, daquela temporada, não conheciam as principais regras que envolviam uma transferência na MLS.

Mas calma, pensando em simplificar esse “bicho de sete cabeças”, enquanto a liga de 2021 não começa, o Território MLS traz uma série para você que deseja entender as principais regras do mercado de transferências mais complexo do futebol.

Na semana passada, demos o ponta pé inicial para está série falando sobre o modelo de entidade única adotado pela MLS para controlar as operações da liga e como a Liga exerce este controle através dos principais regulamentos; o Roster and Regulations, o CBA e o RSTP da FIFA.

Na coluna de hoje, vamos abordar o mecanismo do teto salarial adotado pela Major League Soccer, as exceções a esta e como funciona a montagem de um elenco de uma franquia na MLS.

Bem vindo a Parte 2 do “Lei do Soccer – Descomplicando o Mercado”.

Salary Cap

Antes de entrarmos sobre este famoso mecanismo adotado pela Major League Soccer, é importante entendermos que cada equipe da MLS só poderá ter em seu elenco no máximo trinta jogadores. Cada vaga ocupada por um atleta é chamada de “Slot” e estas vagas são divididas de acordo com o salário que determinado atleta pode receber e se este salário irá impactar no Salary Cap da equipe, conforme o Regulamento da MLS dispõe.

Dito isto, o Salary Cap é o orçamento que cada equipe da MLS possui para contratar seus atletas. Este mecanismo, basicamente, é um limitador de gastos, imposto pela MLS, de quanto cada equipe pode gastar com o salário de seus atletas.  O principal objetivo deste limitador é fazer com que os clubes não excedam os seus orçamentos financeiros e consequentemente tenham problemas em honrar seus compromissos salariais e outras obrigações financeiras.

Para 2021, o teto salarial da MLS foi estabelecido em $ 4,9 milhões por equipe.

É importante sempre termos em mente que o objetivo principal da MLS ao estipular regras “limitadoras” como a do Salary cap é o equilíbrio competitivo. As regras de regulamentação salarial, o sistema de compartilhamento de receita e a organização competitiva são as principais ferramentas que a MLS utiliza para se atingir tal equilíbrio.

Entretanto, a MLS permite algumas exceções a esta limitação de gastos. São elas;

Designated Player Rule

            Este tema já foi debatido no Território MLS de forma mais detalhada, porém, de forma sucinta, a Regra do Jogador Designado permite que os clubes adquiram até três jogadores cujo custos com seus salários e aquisição excedam o limite imposto pela MLS.  

            Em tese, cada clube recebe dois slots de jogador designado em seu elenco e exerce o direito de ter a terceira vaga se pagar um valor de $ 150.000 à liga, entretanto, a título exemplificativo, falamos que cada clube tem direito a três slots de jogador designado. 

Em 2020, um Jogador Designado com pelo menos 24 anos de idade durante o Ano da Liga tinha como a taxa de Salarial Máxima dentro da folha salarial do clube o valor de $ 612.500, acima deste valor, o clube deverá pagar e designá-lo para o Slot de Designated Player.  

Importante destacar que este valor pode alterar caso o jogador designado seja contratado pelo seu clube na Janela de Transferência Secundária, caso em que sua despesa de orçamento seria de $ 306.250 no Salary cap.

Por fim, o valor estipulado de um jogador designado na folha salarial difere de acordo com a idade; (dados de acordo com o MLS Roster and Regulations de 2020).

  • 24 anos ou mais: $ 612.500
  • 21 a 23 anos: $ 200.000
  • A partir de 20 anos: $ 150.000

Allocation Money

O Allocation Money é o dinheiro disponível para cada clube, além de seu teto salarial. Semelhante à regra de Designated Player, o Allocation money é uma maneira que as franquias da MLS encontraram para montarem times competitivos sem que afete o valor do teto salarial estipulado.

Essas formas de alocação de dinheiro representam uma quantia regulamentada de dinheiro que as equipes podem usar para contratar jogadores ou manter os salários dos atletas abaixo do teto salarial.

  • General Allocation Money

O General Allocation Money é um valor disponibilizado para os clubes como uma forma de reduzir a Taxa de Orçamento Salarial de um jogador do seu elenco ou para ajudar a compensar o valor de compra de um atleta. Este valor é um fundo da liga, que dispõe aos clubes para terem um extra budget.

Cada clube recebe uma cota de GAM no início de cada temporada (na temporada de 2020 esse valor foi de $ 1.525.000). Este valor, também pode ser distribuído, caso o clube;

  • Não consiga qualificação para os playoffs da liga
  • Ocorra a transferência de um jogador para um clube de fora da MLS
  • Seja classificado para Liga dos Campões da CONCACAF
  • Seja um clube do pacote de expansão

É importante destacar que o valor de General Allocation Money pode ser trocado entre as franquias.

A principal restrição em relação a este mecanismo é o clube não pode usar o dinheiro de GAM para reduzir mais de 50% do salário de determinado jogador. Esta restrição, no entanto, não se aplica quando o GAM está sendo usado para taxa de empréstimo ou de transferência. Um clube pode reduzir 100% da taxa de empréstimo ou transferência.

  • Targeted Allocation Money

O Targeted Allocation Money é usado para permitir que o clube contrate um jogador que tem um salário alto, porém, sem necessidade de utilizar uma vaga de Designated Player. Para utilizar o valor de TAM em um jogador, esse jogador deve ganhar mais do que o custo máximo de salário permitido pela MLS, o que na temporada de 2020 foi de $ 612.50 anual.

Além disso, os clubes podem usar uma parte ou a totalidade de seu valor de TAM disponível para converter um Jogador Designado em um Jogador não Designado. Se o TAM for usado para liberar um slot de Jogador Designado, o clube deve simultaneamente assinar com um novo Jogador que ocupe este slot de Designated Player.

Por fim, a Escala de projeções de Targeted Allocation Money estipulado no ano passado são;

  • 2020: $2.8 milhões por clube
  • 2021: $2.72 milhões por clube
  • 2022: $2.4 milhões por clube

Formação do elenco

  • Elenco Principal (Senior Roster): Ocupam os Slots de 1-20
  • Os salários individuais destes atletas computam para o cálculo do Salary Cap
  • Elenco Secundário (Supplemental Roster): Ocupam os Slots de 21-30
  • Os salários individuais destes atletas não computam para o cálculo do Salary Cap.
  • Atletas Estrangeiros: 8 Slots disponíveis
  • Cada Equipe tem, inicialmente, direito a 8 vagas para atletas estrangeiros, contudo estas vagas podem ser negociadas, logo algumas equipes podem ter mais ou menos que 8 atletas estrangeiros em seu elenco. Destaca-se que atletas que possuam green card são considerados atletas nacionais.

Conclusão

O controle de gastos de salário imposto pela Major League Soccer, não é novidade para quem acompanha ligas esportivas nos Estados Unidos.

Até o momento, este controle tem dado certo e a MLS tem andado nos trilhos certos. O limite de gastos das franquias traz aos clubes e aos jogadores segurança financeira e competitividade, o que reflete em contratação de jogadores habilidosos e futuras promessas do futebol mundial, que vislumbram no soccer um uma parada pra se projetarem no mercado.

Por: Rafael Martins
(Capa: Reprodução/Twitter Lance)

Galerias

RBNY vs Chicago Fire by John Perdicaro

23 photos
10 views

LAFC vs Nashville SC by Celso Oliveira

10 photos
0 views

NYCFC vs. Toronto FC by Matias Cerisola

6 photos
1 views
- Advertisment -
Territorio F1