InícioMajor League SoccerEntenda o novo calendário da MLS com 9 classificados por Conferência e...

Entenda o novo calendário da MLS com 9 classificados por Conferência e melhor de três

Iniciativa garante 62% das equipes da MLS presentes na pós-temporada, número similar ao do torneiro de 2020, onde 7 das 10 equipes de cada chave participaram da fase mata-mata da competição. 

A Major League Soccer anunciou em fevereiro o novo formato e a programação dos playoffs de 2023 da MLS Cup.

Com base no popular formato de eliminação única, a pós-temporada de 2023 da MLS verá a adição de uma fase “wild card” antes de uma primeira rodada mais longa, que agora inclui uma série de melhor de 3 jogos.

Algumas das datas mais importantes do torneio deste ano e como ficou cada fase de eliminação da competição:

Decision Day, o Dia da Decisão: 21 de outubro de 2023

Todas as equipes de cada conferência jogam em horários simultâneos, garantindo 180 minutos de tensão em uma verdadeira corrida de cavalos (as equipes) com seus jóqueis, brigando minuto a minuto pela classificação.

Diante da expansão, poucas equipes ainda lutam para se classificar: no leste, 5 equipes brigam por duas vagas: NYCFC, Charlotte, Chicago e Red Bulls, além do Montreal, todos lutando para sobreviver. No Oeste, são 5 também, mas 3 vagas ainda se mantêm indefinidas: Portland, San Jose, Dallas, Kansas City, Minnesota ainda tem chances matemáticas de classificação.

 

Partidas de mata-mata: 25 a 26 de outubro

Os classificados de 1 a 7 em cada conferência se qualificarão automaticamente para a primeira rodada da série Melhor de 3.

Os classificados de 8 a 9 em cada conferência se qualificarão para as partidas em formato simples, onde duas piores equipes a se classificarem terão que se enfrentar em um jogo só para definir quem avança para a série de 3 jogos da próxima fase na casa do adversário.

Primeira rodada da série melhor-de-3: 28 de outubro a 12 de novembro

A novidade esse ano não para por aí. A liga agora introduz e garante que cada equipe classificada aos playoffs jogue ao menos um jogo em casa durante a fase do mata-mata, com a chance de desbancar adversários fora de casa caso excedam as expectativas no segundo jogo. Equipes sem mando tem a oportunidade de apostar tudo no segundo jogo, visando fazer um terceiro confronto acirrado na casa do adversário.

Conforme o site OptaJack, de 1996-2002 houve 42 séries de playoffs melhor de 3 na MLS com exatamente metade delas indo para uma terceira partida, com o anfitrião avançando em 17 delas, resultando em um retrospecto de sucesso de basicamente 10 porcento para os visitantes, bastante somente se classificar e 25 porcento caso a série se estenda. 

LEIA AINDA: Sem chances de ir aos playoffs, LA Galaxy termina 2023 buscando respostas

Semifinais e Finais das Conferências: 25 de novembro a 3 de dezembro

Aqui o torneio retorna ao seu formato inicial com as equipes vencedoras do mata-mata de 3 jogos, agora com os times tendo que vencer em jogo simples o adversário e com o mando ficando com a equipe que se sagrou campeã da conferência (ou a mais alta a se classificar, caso o resultado da primeira fase seja uma zebra, como é de se esperar na MLS)

MLS Cup: 9 de dezembro

Gareth Bale marcou o gol do LAFC na vitória da equipe da casa na última edição (Reprodução/Twitter/LAFC)

O torneio volta a seu mês tradicional de dezembro após perder espaço o ano passado e ter sido espremido para conciliar com a preparação dos atletas que foram a Copa do Mundo do Catar.

Diante da competitividade nata da liga pelo complicado sistema de teto salarial e a introdução de mais equipes com a oportunidade de jogar em casa na fase mata-mata, as chances dos campeões das conferências se encontrarem numa eventual final como foi o caso em 2022 devem cair bastante mais ainda, com equipes de chegada e aquelas que jogam bem fora de casa se favorecendo com o novo calendário da liga. Gostando ou não, as equipes se beneficiam com a renda gerada a mais e os fãs, acostumados já com o vai e volta de competições, ganham mais uma oportunidade de ver sua equipe lutando pela sobrevivência na busca por títulos no ano.

@celsoliveira_
@celsoliveira_https://territoriomls.com/
Celso Oliveira é correspondente do Los Angeles FC, na Califórnia e atual líder do projeto Territorio MLS. Fotos e videos pelos campos da Major League Soccer

Galerias

RBNY vs Chicago Fire by John Perdicaro

23 photos
10 views

LAFC vs Nashville SC by Celso Oliveira

10 photos
0 views

NYCFC vs. Toronto FC by Matias Cerisola

6 photos
1 views
- Advertisment -
Territorio F1