InícioColunasColuna do GugaDiscípulo de Ralf Rangnick, novo técnico do Los Angeles FC pode fazer...

Discípulo de Ralf Rangnick, novo técnico do Los Angeles FC pode fazer sucesso na MLS – Coluna do Guga

A coluna do Guga traz análises sobre os assuntos mais quentes do futebol norte-americano; Nesta semana, a discussão é sobre o novo treinador do Los Angeles FC, Steve Cherundolo, e a influência da escola alemã em seu estilo de jogo

Major League Soccer e futebol alemão têm uma relação íntima há algum tempo. Esta conexão é particularmente abastecida por intercâmbio de jogadores que saem da liga norte-americana, que já há alguns anos se tornou um celeiro de boas promessas, e vão para Bundesliga ou à segunda divisão.

Fazendo uma viagem para um passado mais distante, pode-se destacar que esta relação teve como marco principal a ida de Landon Donovan ao Bayern de Munique em 2009. O meia-atacante foi um dos jogadores mais renomados dos Estados Unidos em todos os tempos.

Mais recentemente, no entanto, foram que esses movimentos se fortaleceram. Atualmente, também pelo Bayern, atua o canadense Alphonso Davies, revelado para o mundo do futebol no Vancouver Whitecaps. Ricardo Pepi, lapidado no FC Dallas, está no Augsburg, além de Chris Richards, que está no Hoffenheim e Tyler Adams no RB Leipzig.

Já no campo de treinadores, apesar de mais incipiente, a relação começa a andar à passos largos. Jesse Marsch, ex-CF Montréal e New York Red Bulls, treinou o Leipzig, e agora o americano Steve Cherundolo, que quando jogador atuou por 16 anos no Hannover 96, vai comandar o Los Angeles FC na MLS e promete trazer o estilo alemão para os gramados da liga.

    Steve Cherundolo: The story of Hannover's real American hero | Bundesliga
    (Foto: Reprodução/Site Bundesliga)

    Como atleta, no período em que representou os ”Die Roten”, Cherundolo alcançou marcas significativas que o fizeram ser aclamado pela torcida do time germânico. Conhecido como ”The Mayor of Hannover”, o ex-lateral direito natural da Califórnia quebrou alguns recordes, como o de mais jogos com a camisa do Hannover (415) e ter sido por algum tempo, antes de encerrar sua carreira em 2014, o jogador mais antigo em atividade na primeira divisão alemã. Além disso, foram 96 partidas capitaneando a equipe e o americano com mais jogos por um time europeu na história.

    Pela seleção norte-americana, disputou três Copas do Mundo, em 2002, 2006 e 2010, além de ter vencido a Copa Ouro de 2005. Ao todo, foram 87 jogos com o selecionado.

    Na despedida de Cherundolo dos gramados, a torcida do Hannover fez festa para celebrar seu ídolo – (Foto: Reprodução/Site Bundesliga)

    Durante seu tempo em Hannover, Cherundolo teve como um de seus treinadores o renomado Ralf Rangnick, que atualmente comanda o Manchester United e que foi responsável diretamente pelo projeto mundial, e vitorioso, da Red Bull no futebol, além de ter influenciado com o seu estilo de jogo gerações de treinadores na Alemanha, como Thomas Tuchel, Jurgen Klopp e Julian Nagelsmann.

    Em duas temporadas e meia sendo treinado por Ragnick (01/02, 02/03 e apenas dois jogos em 03/04), Cherundolo tirou daquele momento a inspiração para se tornar técnico anos depois.

    O alemão, inclusive, falou ao site do LAFC após o anúncio da contratação de Cherundolo. ”Quando eu treinei o Hannover, Steve tinha vinte e poucos anos. Ele era incrivelmente maduro para um cara de sua idade, concentrando-se não apenas em suas próprias performances, mas também no bem-estar de seus companheiros. Depois de sua fantástica carreira de jogador, ele deu seus primeiros passos como treinador de base em Hannover, ajudando os jovens a se desenvolverem com sua mistura única de positividade e experiência. Não tenho dúvidas de que ele terá um grande sucesso em sua nova função como treinador do Los Angeles FC ”, ressaltou.

    Desde que pendurou as chuteiras,  o americano foi técnico dos sub-15, sub-17 e sub-19 do Hannover, além de ter sido assistente do time principal por um curto período, assim como no VfB Stuttgart. Foi também assistente dos programas de desenvolvimento de jogadores na base da Seleção dos Estados Unidos e da Alemanha.

    Porém, o seu único trabalho como técnico até o momento foi pelo modesto Las Vegas Lights na USL Championship, considerada a segunda divisão dos EUA. Por lá, foram 32 jogos e campanha decepcionante na temporada 2021, com o último lugar da Conferência Oeste do Pacífico, com apenas seis vitórias, 23 derrotas e três empates.

    (Foto: Reprodução/Twitter MLS)

    • Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!

    Apesar do desempenho abaixo no clube de Las Vegas, a diretoria do Los Angeles FC certamente aposta em Cherundolo para substituir Bob Bradley e ser apenas o segundo técnico na história do clube, principalmente devido o contexto atual da Major League Soccer, que tem muitas similaridades com o estilo de jogo no qual o treinador foi moldado na Bundesliga. Os dois campeonatos são caracterizados por transições ofensivas rápidas, sem muito espaço para longas posses de bola e um jogo físico também destacável.

    A diretoria do LAFC mostra com essa decisão que acredita que ligação que a MLS e a Bundesliga não é feita apenas com transferência de jogadores e intercâmbio de técnicos, mas também de uma linha muita clara em comum do perfil de cada campeonato.

    E agora com uma mão de obra bem mais qualificada, com jogadores como Carlos Vela à disposição e reforços confirmados como Ilie Sánchez e Kellyn Acosta, atletas de renome dentro da MLS, Cherundolo pode unir o útil ao agradável. Resta saber se a falta de experiência como treinador principal e a sombra de um trabalho de sucesso do seu antecessor serão cargas pesadas demais para serem carregadas por ele em um time de um centro tão midiático e tão imediatista quanto Los Angeles.

    (Capa: Reprodução/Site MLS) 

    Galerias

    RBNY vs Chicago Fire by John Perdicaro

    23 photos
    10 views

    LAFC vs Nashville SC by Celso Oliveira

    10 photos
    0 views

    NYCFC vs. Toronto FC by Matias Cerisola

    6 photos
    1 views
    - Advertisment -
    Territorio F1